A Coinbase Global, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, já tem data para estrear na bolsa. Segundo informações divulgadas pela companhia, a estreia deve acontecer no dia 14 de abril, na Nasdaq.
A oferta ainda está sob análise da Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM americana). Se aprovada, a listagem de uma empresa do segmento de criptomoedas deve ser revolucionário para o mercado, que vem ganhando cada vez mais espaço entre os ativos financeiros tradicionais.
Outro fato que chama a atenção, é que a companhia não optou por realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) como acontece na maioria dos casos de empresas que buscam recursos na bolsa de valores. A Coinbase irá fazer uma listagem direta, ou seja, sem a criação de novas ações. Essa opção costuma ter um custo menor para as empresas e não dilui as ações já existentes.
O cronograma inicial da companhia era finalizar a listagem em março, mas o prazo acabou se estendendo. A empresa ainda não divulgou maiores detalhes, como a faixa de preço das ações.
Em março, após uma rodada privada de captação, a companhia estava avaliada em cerca de US$ 68 bilhões, acompanhando a alta expressiva do bitcoin nos últimos meses.
A empresa, criada em 2012 em San Francisco, possui cerca de 43 milhões de usuários em mais de 100 países. A transação pode ser a maior listagem direta já feira na Nasdaq.
*Com informações da Business Insider