O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o Instituto Butantan desenvolveu de uma vacina 100% nacional contra a covid-19. O imunizante ganhou o nome de ButanVac.
"Os resultados dos testes pré-clínicos se mostraram extremamente promissores", disse Doria, em entrevista coletiva que acontece neste momento.
A ButanVac será uma vacina desenvolvida e produzida integralmente no Butantan, sem necessidade de importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo).
O Butantan vai pedir ainda hoje o registro para o estudo clínico da vacina na Anvisa. A expectativa é que, após o aval da agência, essa fase leve dois meses e meio, segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
Covas afirmou que a produção da ButanVac, caso os testes clínicos sejam bem sucedidos, pode começar já em maio deste ano, para aplicação no começo do segundo semestre.
Leia também:
O Brasil passou dos 100 mil casos de covid-19 registrados em24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde. Com 100.158 novos diagnósticos confirmados, o total de pessoas atingidas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia alcançou 12.320.169. Ontem, o total de pessoas infectadas estava em 12.220.011. O número de mortes foi de 2.777.
Até o início da noite de ontem, haviam sido distribuídos 33,9 milhões de doses de vacinas. Deste total, foram aplicados 16,2 milhões de doses, sendo 12,4 milhões da primeira dose e 3,8 milhões da segunda dose.
*Com informações da Agência Brasil