Quanto você pagaria para passar quatro minutos no espaço sideral? Um comprador cuja identidade ainda não foi revelada gastou US$ 28 milhões (cerca de R$ 140 milhões) pela oportunidade de acompanhar Jeff Bezos, o fundador da Amazon, no primeiro voo espacial tripulado da empresa Blue Origin.
O turista espacial superou cerca de sete mil ofertas em um leilão beneficente realizado para a venda do bilhete dourado da espaçonave New Shepard. O foguete reutilizável decolará no dia 20 de julho com o comprador misterioso, Bezos e seu irmão, Mark - além de um quarto ocupante ainda não definido -, para uma viagem de apenas 11 minutos.
Os lucros obtidos com o certame vão para a fundação Club for the Future, da Blue Origin. A verba servirá para inspirar as gerações futuras a seguirem carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Itinerário
Os viajantes partirão de um deserto no oeste do Texas em uma cápsula automatizada com capacidade para ultrapassar a Linha de Karman, que marca o limite entre a atmosfera da Terra e o espaço e fica a cerca de 100 quilômetros de altura.
A viagem toda durará apenas 11 minutos, dos quais quatro serão de fato no espaço, onde a tripulação experimentará a falta de gravidade e poderá observar a curvatura da Terra.
Viagem segura?
A empresa de Bezos já fez mais de uma dúzias de idas ao espaço com o sistema, mas essa será a primeira com humanos. Por isso, os viajantes assinarão um termo que os impedirá de processar a Blue Origin em caso de acidentes.
Além disso, os quatro deverão subir os sete lances da torre de lançamento em 90 segundos e ficarão presos ao foguete durante 90 minutos para checarem sua capacidade de aguentar a viagem.
Com informações da AFP