Site icon Seu Dinheiro

Alta da arrecadação não dá ‘total liberdade’ para reduzir impostos, diz secretário do Tesouro

Notas de 100 e 50 reais espalhadas, com uma pilha de moedas de 1 real ao centro

O secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, disse nesta sexta-feira, 23, que o governo não tem condições de abrir mão de receitas de forma livre na reforma tributária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A avaliação considera a melhora da arrecadação de tributos e de perspectivas mais positivas para o resultado fiscal desse ano.

Segundo ele, as receitas devem continuar se recuperando, com crescimento da economia e mudanças de composição da arrecadação.

"As pessoas em casa passaram a comprar mais pela internet, que são bases mais fáceis de acompanhar para a tributação. E se podemos discutir a redução da carga tributária agora é porque a despesa está controlada", disse em videoconferência promovida pelo Jota.

O relator da reforma do Imposto de Renda na Câmara dos Deputados, Celso Sabino (PSDB-PA), já adiantou que seu texto deve trazer uma perda de R$ 30 bilhões em arrecadação, já com o aval do ministro da Economia, Paulo Guedes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Bittencourt considerou que a reforma do IR ainda está em aberto, com muito para se discutir. "Não temos jamais total liberdade para perder arrecadação".

Segundo ele, é preciso manter a preocupação com a consolidação fiscal. "Estamos entregando melhores resultados fiscais, mas esses números não podem deixar a gente relaxar", disse.

*Com Estadão Conteúdo

Exit mobile version