Site icon Seu Dinheiro

Repita comigo: o bitcoin não tem dono

Imagem: arte bitcoin

Mais uma vez: o bitcoin não tem dono!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desculpe, não encare isso como uma afronta a sua inteligência, mas vez ou outra acho que os investidores se esquecem disso, ou preferem deixar o fato de lado.

Talvez porque o ferramental do mercado de ações tradicional esteja tão vivo neles, que é difícil aceitar que algo pode não ter dono e ainda assim funcionar.

Digo isso porque, mais recentemente, resolveram entregar o “controle” do bitcoin para Elon Musk e o mercado tomava qualquer coisa que o empresário falasse como se ele fosse o CEO da “Bitcoin Holding”.

Isso não faz sentido algum, ainda mais vindo de alguém que há pouco tempo passou a compor a comunidade cripto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bitcoin já foi taxado várias vezes como propriedade de alguns desenvolvedores e em nenhuma delas o tempo demonstrou que estavam certos.

O caso mais emblemático ocorreu no último ciclo de alta, com o desenvolvedor Gavin Andresen.

Em agosto de 2015, ele propôs uma nova versão do software do bitcoin chamada Bitcoin XT, que propunha aumentar o tamanho do bloco do bitcoin.

Pausa para a “tecla SAP” (uma rápida explicação).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tamanho do bloco do bitcoin é medido em megabytes e define quantas transações serão validadas em dez minutos, tempo de criação de um bloco.

A proposta de aumentar a quantidade de transações validadas nesse tempo em teoria aumentaria a velocidade das transações e favoreceria a visão original do bitcoin como dinheiro digital.

Por outro lado, expandir o tamanho do bloco e mudar o software traria riscos à rede que poderiam significar o seu fim.

Fim da pausa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da proposta inicial, Gavin tinha o objetivo de levar o tamanho do bloco do bitcoin de 1 megabyte para 8.000 megabytes até 2036.

Vale pontuar que Andresen na época era o desenvolvedor mais próximo a Satoshi Nakamoto, que a essa altura já tinha desaparecido dos fóruns.

Por ter sido um dos poucos desenvolvedores que ajudou Satoshi a melhorar o bitcoin em seus primeiros dias, a comunidade dava a ele o título velado de “um dos donos”.

No entanto, mesmo com essa alcunha, Gavin não conseguiu emplacar sua visão e acabou sendo destronado pelo consenso da comunidade, que quis manter o tamanho do bloco em 1 MB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Percebe que mesmo os membros mais antigos da comunidade não conseguem ter o controle dela ou da rede?

Esse episódio para mim representa muito bem como de fato é a essência do mercado cripto.

Nos protocolos mais bem-sucedidos, a figura do dono não é necessária. Satoshi desapareceu da comunidade há anos e, mesmo assim, o bitcoin continua funcionando ininterruptamente.

Por isso, quando vejo os investidores iniciantes jogando confete para tudo que Elon Musk fala, penso que o tempo vai provar mais uma vez que a rede não precisa de um dono

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto antes você aprender isso, mais rápido vai poder focar no que realmente importa: acumular bitcoins.

Exit mobile version