Diversos bancos centrais pelo mundo estão desenvolvendo projetos em moedas digitais, as chamadas CBDC (“Moeda Digital de Banco Central”, em inglês). E um novo passo foi dado, com os BCs da França e da Suíça testando os primeiros pagamentos entre bancos centrais europeus utilizando moedas digitais.
O experimento visa investir no mercado de empréstimos de "atacado" entre bancos, ao invés de transações públicas diárias. Mas será a primeira vez que o euro digital e o franco suíço digital serão totalmente testados.
Para levantar o projeto, estão envolvidos grandes bancos europeus, entre eles o UBS e o Credit Suisse, da Suíça, e o Natixis, da França. Além deles, a bolsa suíça SIX Digital Exchange, a desenvolvedora de softwares corporativos R3 e o Innovation Hub do BIS (Bank of International Settlement).
Testando
Em abril deste ano, o banco francês fez pagamentos em títulos digitais emitidos pelo Banco Europeu de Investimento usando a tecnologia blockchain.
A colaboração entre os dois BCs foi batizada de Jura, uma homenagem à cordilheira que separa a Suíça da França. Ela envolverá a troca de um CBDC em euros por um CBDC em franco suíço através de um mecanismo de liquidação de pagamento contra pagamento. Essas transações serão liquidadas entre bancos com sede na França e na Suíça.
Para ontem
Diferentemente do bitcoin, que costuma demorar em torno de 10 minutos para liquidar uma transação, a tecnologia desenvolvida pela R3 permitirá que os pagamentos sejam quase instantâneos, exigindo apenas que os dois bancos centrais efetivamente os aprovem digitalmente.
Apesar de o projeto ser experimental e as CBDCs estarem em fase de teste, é um grande passo para a ampla utilização da tecnologia de criptomoedas pelos bancos centrais.
Isso deve trazer uma maior rapidez, segurança e baratear os preços das operações para o varejo, de acordo com o que é esperado pelos entes envolvidos no projeto.