A menos que algo extraordinário aconteça, esta última semana de 2021 tem tudo para ser mais parada nos mercados mundiais, com a liquidez tipicamente reduzida desse período entre festas.
Foi o que se verificou já nesta segunda-feira (27), mas mesmo assim o Ibovespa conseguiu terminar o dia em alta de 0,63%, aos 105.554 pontos, puxado pelo bom humor externo. Já o dólar à vista fechou em baixa de 0,42%, a R$ 5,6392.
Embora as bolsas asiáticas tenham fechado majoritariamente em queda, as bolsas europeias conseguiram terminar o dia em alta, e nos Estados Unidos vimos até a renovação do recorde de fechamento do S&P 500, aos 4.791 pontos. O índice Dow Jones fechou com ganho de 0,98%, o S&P 500 subiu 1,38%, e o Nasdaq avançou 1,39%.
Por lá, o mercado reagiu bem ao aumento das vendas no varejo pouco antes do Natal, e também houve um avanço mais forte das ações de empresas de tecnologia. Por aqui, as varejistas - piores ações do ano - foram as estrelas do dia, com a divulgação de dados que mostraram um crescimento das vendas natalinas em relação ao ano passado.
O mercado esperava uma situação pior, por conta da ameaça da variante ômicron do coronavírus. Os investidores, aliás, ainda monitoram os dados da pandemia, que andou assustando no feriado.
A disseminação do vírus entre funcionários de companhias aéreas provocou o cancelamento de 5 mil viagens de avião no mundo todo, sendo mais da metade delas nos EUA e na China.
Isto levou o petróleo a abrir em queda nesta segunda-feira, diante da perspectiva de uma demanda menor com um número reduzido de voos.
Entretanto, a commodity acabou fechando com fortes ganhos, após um dia de grande volatilidade. Com isso, as ações das grandes petroleiras americanas também avançaram, o que contribuiu para a alta dos índices de ações em Nova York.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta segunda-feira, incluindo os principais destaques do pregão e as ações com o melhor e o pior desempenho.
FÁCIL, PRÁTICO E SEGURO
Tesouro Previdência vem aí? Tesouro Direto lançará, em 2022, título específico para a aposentadoria. Em entrevista ao Estadão, secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que nova modalidade de título público permitirá ao poupador saber quanto investir a partir da renda mensal que ele pretende receber no futuro.
APERTA E CONFIRMA
Destaque da bolsa em 2021, Positivo (POSI3) vence licitação bilionária para fabricar urnas eletrônicas. Fabricante de produtos eletrônicos e computadores vai fornecer até 176 mil urnas eletrônicas e outros produtos e serviços previstos em edital, por um valor global de R$ 1,179 bilhão; ações sobem na B3.
AINDA NA MODA
Barata e com dividendos gordos, ações da Petrobras (PETR4) podem subir até 60% na bolsa, diz XP. Corretora retoma cobertura dos papéis da petroleira com recomendação de compra e destaca produção crescente e retorno com dividendos de impressionantes 23% em 2022.
BOLA DE CRISTAL
Conheça as previsões (provavelmente erradas) do mercado para os principais indicadores da economia em 2022. Depois de errarem praticamente tudo em 2021, analistas preveem inflação menor, Selic perto das máximas, dólar forte e PIB mais fraco no ano que vem.
EXILE ON WALL STREET
Crise de identidade aos 200 anos? Uma retrospectiva deste ano para entender o que vem pela frente em 2022. Veja tudo o que aconteceu com o mercado financeiro e de capitais em 2021 para se preparar para os desafios que te esperam no ano que vem, na coluna assinada por Felipe Miranda, sócio e CIO da Empiricus.