Correndo o risco de parecer repetitiva, venho por meio desta dizer que, mais uma vez, pelo sexto pregão consecutivo, o Ibovespa bateu recorde de fechamento nesta segunda-feira.
A motivação para a nova alta do principal índice da B3 continua a mesma: os dados surpreendentes do PIB divulgados na última semana.
Os investidores ainda surfam a onda da boa notícia. A divulgação do boletim Focus do Banco Central hoje sacramentou o otimismo do mercado com a economia brasileira neste ano, mostrando as revisões para cima do crescimento do PIB.
Mas e a pandemia? E o risco fiscal? E a inflação, “aquela que não deve ser nomeada” nem ter seu nome dito três vezes em frente ao espelho do banheiro de madrugada?
Bem, nenhum desses riscos saiu do radar ou deixou de existir. Por isso mesmo, o câmbio já não se mexeu tanto, e há quem acredite que esse movimento mais positivo seja pontual, ao menos por ora.
A Jasmine Olga está de volta à cobertura de mercados e conta para você tudo que influenciou as negociações no dia de hoje.
MERCADOS
• O Banco Inter, que quer deixar a B3 e negociar suas ações na Nasdaq, definiu hoje o preço por Unit em sua futura oferta pública. A fixação também é mais um passo rumo à parceria com a Stone, que vai adquirir uma parcela dos novos papéis da empresa.
EMPRESAS
• A recente demanda por veículos elétricos voadores está levando a Eve, empresa criada pela Embraer e fabricante dos modelos, a alçar voos cada vez mais altos. A startup anunciou sua segunda parceria em uma semana e vai produzir até 50 veículos para as operações de Mobilidade Aérea Urbana no Brasil.
• É saúde suplementar ou Fórmula 1 que estamos comentando por aqui? Ultimamente as empresas do segmento embarcaram numa corrida por aquisições e a NotreDame Intermédica ultrapassou as concorrentes hoje ao anunciar a compra do Centro Clínico Gaúcho.
• Em mais um capítulo da disputa entre BTG e XP por agentes autônomos, ex-sócios de um escritório ligado à corretora decidiram abrir uma empresa própria, ligada ao banco.
• Já pensou em fazer as compras do mês com bitcoin? Este cenário insólito pode estar perto de se tornar realidade em El Salvador. O presidente da pequena nação da América Central anunciou que pretende transformar o criptoativo na moeda oficial do país.
ECONOMIA
• Atenta à situação da pandemia de covid-19 no Brasil, a Caixa vai promover uma nova rodada de pagamentos parciais e pausas de até seis meses nas parcelas de financiamentos imobiliários. Confira as regras.
POLÍTICA
• O presidente da Câmara, Arthur Lira, rechaçou uma nova prorrogação do auxílio emergencial, o que, no entanto, já é previsto pelo governo. O parlamentar defende que a melhor opção seria lançar logo o programa social que irá substituir o Bolsa Família.
OPINIÃO
• Diante das incertezas nas decisões de investimento, Felipe Miranda defende que, nos raros momentos em que uma grande oportunidade aparece, é preciso fazer uma grande aposta. Na sua coluna de hoje, o sócio-fundador e CIO da Empiricus fala sobre os setores onde, a seu ver, se encontram as grandes oportunidades da bolsa brasileira hoje.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.