🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

O que o “senhor mercado” diz sobre a Selic, Vale, Aura Minerals e outros destaques do dia

15 de setembro de 2021
9:18 - atualizado às 9:43
Mercado
Uma parte do mercado entende que o Banco Central precisa ser implacável com o aumento da inflação e acelerar o processo de elevação da Selic / Imagem: Shutterstock

Se você quer saber o que o mercado espera para a taxa de juros, pergunte direto a ele. Foi o que me ensinou o grande professor Jose Roberto Securato, logo na primeira aula do meu MBA em finanças patrocinado pela antiga BM&F (atual B3).

O raciocínio é simples: qualquer pessoa pode ter uma opinião sobre o futuro da Selic, mas ela nem sempre (ou quase nunca) expressa o que realmente deve acontecer com as taxas.

Existe hoje, por exemplo, um certo consenso de que a Selic precisa subir, mas a intensidade do aperto monetário divide opiniões.

Uma parte do mercado entende que o Banco Central precisa ser implacável com o aumento da inflação e acelerar o processo de elevação da Selic.

Outro grupo avalia que a disparada dos preços é um fenômeno passageiro e que uma dose muito forte de alta dos juros pode dar fim à recuperação ainda frágil da economia.

As visões podem variar, mas e se você tivesse de colocar dinheiro na sua expectativa para a trajetória da Selic? Os investidores fazem isso todos os dias no mercado de juros futuros negociados na B3.

A leitura da chamada “curva de juros” — uma representação da visão do “senhor mercado” — aponta que a Selic pode subir dos atuais 5,5% para 10% ao ano. E em um momento crucial para o país: em outubro de 2022, na véspera das eleições presidenciais.

As taxas futuras superam e muito as projeções dos analistas do próprio mercado, que apontam para juros de 8% no fim do ano que vem. O que explica essa diferença? A Jasmine Olga e eu contamos a resposta para você nesta matéria.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Dados da China desanimam exterior e bolsa deve olhar precatórios e prévia do PIB hoje. O IBC-Br deve ser divulgado agora pela manhã, com exterior misto após indícios de que a retomada econômica da China pode estar comprometida.

PERDENDO O EMBALO
Com aumento da inflação e risco político elevado, mercado já prevê crescimento do PIB abaixo de 1% em 2022. Além disso, bancos elevam suas projeções para o IPCA e para taxa básica de juros (Selic), neste e no próximo ano.

MINERADORA BARATA 
Ações da Vale caem pressionadas pelo minério, mas vem dividendo por aí; hora de comprar VALE3? Pagamento aos acionistas e avaliação de que papéis estão baratos mesmo em cenário pessimista para minério de ferro sustentam tese do BTG.

CAIU DEMAIS?
Plano & Plano (PLPL3), que cai quase 60% desde IPO, anuncia recompra de ações. Empresa pode recomprar até seis milhões de papéis – 9,33% do total -, em meio a um momento de baixa para o setor na bolsa.

CANADÁ VERDE E AMARELO
Com gestão brasileira, Aura Minerals (AURA33) lidera ranking de valorização da Bolsa de Toronto; conheça a empresa. A mineradora de cobre e ouro garantiu a liderança do ranking com uma valorização de 1.125% no período sob o comando do CEO Rodrigo Barbosa. 

TOO BIG TO FAIL? 
Governo da China negocia com bancos para evitar calote da Evergrande; entenda o que pode estar por vir. Pequim corre contra o relógio para solucionar crise da dívida da megaincorporadora e preservar credores.

AGENDA DO GOVERNO
Prioridade zero é Bolsa Família de R$ 300, diz Guedes.De acordo com o ministro, os recursos do programa social serão bancados com recursos advindos do imposto de renda e estarão dentro do teto de gastos do governo federal.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar