“A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades; fora daí insânia, insânia e insânia.” Quem quiser entender o que se passa no Brasil de Jair Bolsonaro pode recorrer a um clássico publicado por Machado de Assis em 1882.
O Alienista conta a história de Simão Bacamarte, o médico que decide construir um manicômio para cuidar dos loucos na vila de Itaguaí — com recursos públicos vindos da criação de um novo imposto.
A coisa começa a desandar quando o doutor começa a ver loucura em todos os comportamentos e passa a trancar boa parte da população no hospício. Instaura-se então uma revolta popular diante da falta de atitudes da Câmara de Itaguaí contra o médico.
A rebelião é liderada por um barbeiro e aspirante a político, que logo vê uma oportunidade de ascender ao poder. Machado não descreve a cor da camiseta dos manifestantes, mas sabemos que o movimento acaba com o barbeiro e o médico do mesmo lado.
Não vou aqui contar o final da história, mas se a fábula genial de Machado servir de referência para os próximos capítulos da atual crise política, podemos dizer que o Brasil vai passar por mais essa.
O problema é que até lá ainda iremos assistir a muitas reviravoltas e irracionalidade. É claro que esse nem de longe é o melhor ambiente para se colocar dinheiro em ativos de maior risco, como a bolsa de valores.
O nosso jornalista e alienista de plantão Victor Aguiar acompanhou as manifestações do 7 de setembro, falou com gente do mercado e trouxe para você uma análise do clima para os investimentos diante do acirramento dos ânimos na política.
O que você precisa saber hoje
ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsa deve sentir reações após 7 de setembro e dia conta com Livro Bege, medo da retomada e emprego nos EUA. As reformas ficaram em segundo plano antes do pleito de 2022, enquanto o exterior segue preocupado com o andamento da retomada econômica.
A FALA DO PRESIDENTE
Bolsonaro faz ameaças ao STF em dia de manifestações; políticos e autoridades defendem a democracia. O presidente fez ataques direcionados a Luiz Fux, presidente do STF, e aos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.
RUÍDOS POLÍTICOS E FISCAIS
CDS do Brasil sobe a 176,33 pontos com incerteza fiscal e política. O derivativo que protege contra calotes e termômetro do risco-país operou em alta nesta terça-feira no mercado internacional.
VOO DE GALINHA
Com alta da inflação, crédito imobiliário ligado ao IPCA e poupança perde fôlego. Os financiamentos imobiliários reajustados pelo IPCA chegaram a movimentar R$ 1,2 bilhão por mês em 2020. Com os chacoalhões da economia, o volume caiu para R$ 300 milhões no fim do primeiro semestre deste ano.
MAU NEGÓCIO?
George Soros diz que a BlackRock comete “erro trágico” ao investir na China. Para o bilionário, o regime chinês considera todas as empresas como instrumentos de um Estado de partido único.
MUDANÇA DE ROTA
Com falta de carros, locadoras vão atrás de veículos usados. O presidente da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (Abla) diz que faltam produtos nas empresas por causa da redução de entregas pelas fabricantes.
DATA MARCADA
Apple apresenta novos modelos do iPhone 13 na próxima semana. A big tech prepara o lançamento de quatro novos modelos do smartphone, bem como atualizações no AppleWatch, AirPods e MacBooks.