🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Investimento em imóveis, Brasília no radar do Ibovespa e outras notícias do dia

6 de julho de 2021
9:51
Fundos Imobiliários
Imagem: Shutterstock

O conceito de investimento em imóveis mudou tanto nos últimos anos, que quando tratamos do assunto hoje, parece algo muito corriqueiro.

Mas eu sempre acho interessante me distanciar um pouco e olhar as coisas por outros ângulos. Quando comecei a trabalhar na cobertura do mercado financeiro, mais de 15 anos atrás, não imaginava possível alguém investir dinheiro no local onde trabalha ou onde pega um cinema no fim de semana.

Pois é, as mudanças ocorrem de maneira tão acelerada nos dias de hoje, que nem nos surpreendemos mais com essa velocidade. E o mercado imobiliário resume bem esta realidade.

Sim, hoje é possível que você esteja trabalhando em um grande prédio comercial que faz parte de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que está na sua carteira de investimentos. O mesmo vale para o shopping onde você vai para comprar um presente, ou para jantar (o cinema, no contexto atual, ainda está bastante restrito, infelizmente).

Os juros em queda e a busca por novas alternativas além do Tesouro Direto impulsionaram rapidamente os FIIs. No ano passado, mesmo com a crise, o número de investidores cresceu mais de 80% e superou a marca de 1 milhão.

E claro que a pandemia foi um baque. Como se não fosse o bastante, agora, surge o projeto de reforma tributária com a proposta de cobrar impostos sobre os dividendos destes fundos.

Com tudo isso, surgem várias dúvidas. Vale a pena investir em fundos imobiliários neste momento? E comprar imóveis diretamente, é um bom jeito de aplicar dinheiro buscando ganhos futuros?

Na quarta reportagem da série Onde Investir, o Kaype Abreu ouviu especialistas no assunto que ajudam a tirar essas dúvidas, além de apontar boas alternativas para quem quer entrar no fascinante mundo dos investimentos em imóveis. Vale bastante a leitura.

E se é para falar de assuntos do momento, não podemos esquecer das commodities. E em sua coluna Insights Assimétricos, Matheus Spiess pergunta (e responde) se ainda vamos pensar neste tema durante o segundo semestre de 2021.

Como ficam as empresas desse segmento depois do repique de crescimento das principais economias globais, e se ainda é recomendável apostar na continuidade do bom momento das matérias-primas são alguns dos pontos abordados pelo Matheus.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O que mexe com os mercados hoje? Na volta do feriado, os futuros de Nova York devem se ajustar, à espera do PMI dos Estados Unidos e da ata do Fed, que será divulgada amanhã. O cenário interno não é favorável, e o Ibovespa deve amargar mais um dia de perdas com Brasília no radar. 

O IPO do Didi, ou “Uber Chinês”, gerou tanta expectativa e euforia, que mesmo aconselhada a adiar o evento devido à fiscalização de sua rede de segurança, a empresa foi adiante. Os papéis do app começaram a ser negociados na última quarta-feira, 30, e na sexta a companhia teve seu aplicativo bloqueado para receber novos usuários.

EMPRESAS

A BR Distribuidora ganhou seu “novo maior acionista”. O Fundo Samambaia, do ex-banqueiro Ronaldo Cezar Coelho, passou a deter 92.621.000 ações ordinárias de emissão da empresa, equivalentes a 7,95% do capital social, depois da venda da fatia da Petrobras via oferta pública.

Temos celebração de nova parceria também! A Privalia Brasil anunciou que fechou acordo de investimento com o BTG Pactual e com a Veepee. Entre os destaques da operação, está a previsão de um investimento-âncora do BTG equivalente à participação de 5% em uma potencial oferta pública inicial (IPO) da companhia. Confira mais detalhes da parceria aqui.

A Ambipar segue ampliando seus negócios. A operação da vez foi a aquisição de 100% da SABITech S.A.S., por meio de sua controladora indireta, Suatrans Chile. Segundo a companhia, a transação amplia sua participação geográfica na América Latina e traz inovação tecnológica de gerenciamento e monitoramento. 

ECONOMIA

O novo programa social que vai substituir o bolsa família ainda segue em processo de definição. Enquanto isso, a equipe econômica do governo anunciou a prorrogação do auxílio emergencial por mais três meses. O valor permanece no intervalo entre R$ 150 a R$ 375 e continua a contemplar 39,1 milhões de brasileiros. 

Os planos de saúde ganharam mais de 1 milhão de beneficiários em um ano, totalizando crescimento de 2,77% em relação a maio de 2020. São Paulo, Minas Gerais e Paraná são os que lideram o ranking na comparação entre Estados.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar