Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-01-12T10:09:24-03:00
Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

O bitcoin e o engraxate

11 de janeiro de 2021
11:04 - atualizado às 10:09
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

E esse negócio de bitcoin, vale a pena investir? Quem me fez a pergunta foi o motorista do Uber que me trouxe pela manhã logo que contei que trabalhava no Seu Dinheiro.

Confesso que dei uma forçada no diálogo justamente pela curiosidade de saber qual seria a reação do motorista ao saber que eu era jornalista de economia. O bitcoin ocupa hoje o lugar que durante muito tempo foi da bolsa nas minhas conversas casuais.

Não que o mercado de ações tenha perdido apelo. Mas é difícil competir pela atenção com um ativo que entregou retorno de mais de 400% no ano passado e segue em escalada frenética nos primeiros dias de 2021.

A conversa com o motorista me lembrou aquela velha história de Joseph Kennedy, o pai do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy. Ele fez fortuna ao vender ações na véspera do crash de 1929 depois de ouvir um engraxate falar sobre a bolsa.

Eu não sou do time que acredita na popularização dos investimentos como um sinal de bolha no mercado. Mas depois de uma valorização tão expressiva, é natural e necessário avaliar com atenção se ainda vale a pena embarcar na onda das criptomoedas.

Então, nada melhor para fechar a nossa série Onde Investir em 2021 do que falar sobre as perspectivas para o bitcoin. Saiba na reportagem da Jasmine Olga o que esperar do ativo mais comentado do mercado.

O que você precisa saber hoje

SD Premium

• Depois de alcançar a máxima histórica de fechamento logo nos primeiros dias de 2021, o Ibovespa deve continuar buscando novas altas nas próximas sessões. A semana deve ser marcada pela divulgação dos balanços corporativos de alguns dos maiores bancos do mundo e, além disso, é bom ficar atento às notícias sobre estímulos fiscais nos EUA. Como já virou tradição, o SD Premium traz um panorama dos eventos que devem mexer com os mercados na coluna Segredos da Bolsa.

MERCADOS

 No último dia 21 de dezembro, as ações da Via Varejo abriram em forte queda que superou os 10%. O que aconteceu? É o que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quer saber. A autarquia abriu um processo para averiguar a movimentação com os papéis.

EMPRESAS

 Os ganhos de sinergia de uma fusão entre Hapvida e Intermédica serão positivos não apenas para as empresas como também para os clientes. Pelo menos é o que defende o presidente da Hapvida, Jorge Pinheiro Koren de Lima, como você confere nesta entrevista.

 A Movida teve bom desempenho no 4º trimestre, com a receita consolidada do segmento de aluguel de carros, que inclui a parte de gestão de frotas, superando os patamares pré-pandemia.

 A Totvs e a Locaweb estão disputando a compra de uma startup catarinense líder no segmento de marketing digital, área que tem crescido a passos largos no Brasil.

ECONOMIA

 O Credit Suisse divulgou relatório com projeções para a economia brasileira em 2021. O banco estima um crescimento de 4,0% do PIB. Mas a inflação também deve acelerar, de acordo com as estimativas do banco suíço.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Pandemia

Governo proíbe entrada de estrangeiros em voos provenientes da Índia

Restrição vale também para Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul

Imposto de renda

Cerca de 12 milhões de pessoas ainda não enviaram declaração

Balanço foi divulgado pela Receita Federal na sexta-feira; prazo termina em 31 de maio

COLUNA DO JOJO

Como Jojo Wachsmann investiria o prêmio de R$ 1,5 milhão de Juliette, campeã do BBB21

CIO da Vitreo conta como alocaria uma carteira diversificada, segura e rentável com o prêmio do maior reality show do Brasil

Vai e vém

Demanda por crédito no Brasil cai 11% em abril, mas sobe 231% em 12 meses

Oscilação do índice medido pela Neurotech é atribuída a sazonalidade

Rapidinhas da semana

BLINK: Magalu ou ViaVarejo? Quem mandou melhor no 1º trimestre?

Felipe Miranda, sócio-fundador e CIO da Empiricus, fala sobre Magalu, ViaVarejo e muito mais no Blink

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies