E esse negócio de bitcoin, vale a pena investir? Quem me fez a pergunta foi o motorista do Uber que me trouxe pela manhã logo que contei que trabalhava no Seu Dinheiro.
Confesso que dei uma forçada no diálogo justamente pela curiosidade de saber qual seria a reação do motorista ao saber que eu era jornalista de economia. O bitcoin ocupa hoje o lugar que durante muito tempo foi da bolsa nas minhas conversas casuais.
Não que o mercado de ações tenha perdido apelo. Mas é difícil competir pela atenção com um ativo que entregou retorno de mais de 400% no ano passado e segue em escalada frenética nos primeiros dias de 2021.
A conversa com o motorista me lembrou aquela velha história de Joseph Kennedy, o pai do ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy. Ele fez fortuna ao vender ações na véspera do crash de 1929 depois de ouvir um engraxate falar sobre a bolsa.
Eu não sou do time que acredita na popularização dos investimentos como um sinal de bolha no mercado. Mas depois de uma valorização tão expressiva, é natural e necessário avaliar com atenção se ainda vale a pena embarcar na onda das criptomoedas.
Então, nada melhor para fechar a nossa série Onde Investir em 2021 do que falar sobre as perspectivas para o bitcoin. Saiba na reportagem da Jasmine Olga o que esperar do ativo mais comentado do mercado.
O que você precisa saber hoje
SD Premium
• Depois de alcançar a máxima histórica de fechamento logo nos primeiros dias de 2021, o Ibovespa deve continuar buscando novas altas nas próximas sessões. A semana deve ser marcada pela divulgação dos balanços corporativos de alguns dos maiores bancos do mundo e, além disso, é bom ficar atento às notícias sobre estímulos fiscais nos EUA. Como já virou tradição, o SD Premium traz um panorama dos eventos que devem mexer com os mercados na coluna Segredos da Bolsa.
MERCADOS
• No último dia 21 de dezembro, as ações da Via Varejo abriram em forte queda que superou os 10%. O que aconteceu? É o que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) quer saber. A autarquia abriu um processo para averiguar a movimentação com os papéis.
EMPRESAS
• Os ganhos de sinergia de uma fusão entre Hapvida e Intermédica serão positivos não apenas para as empresas como também para os clientes. Pelo menos é o que defende o presidente da Hapvida, Jorge Pinheiro Koren de Lima, como você confere nesta entrevista.
• A Movida teve bom desempenho no 4º trimestre, com a receita consolidada do segmento de aluguel de carros, que inclui a parte de gestão de frotas, superando os patamares pré-pandemia.
• A Totvs e a Locaweb estão disputando a compra de uma startup catarinense líder no segmento de marketing digital, área que tem crescido a passos largos no Brasil.
ECONOMIA
• O Credit Suisse divulgou relatório com projeções para a economia brasileira em 2021. O banco estima um crescimento de 4,0% do PIB. Mas a inflação também deve acelerar, de acordo com as estimativas do banco suíço.