Site icon Seu Dinheiro

Mosaico e Mobly em um dia de Nasdaq na B3

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos

No meu livro Os Jogadores (Editora Planeta), que se passa no mercado financeiro, o narrador e protagonista conta o momento em que Bernardo Figueira, o CEO do banco onde ele trabalha, teve a ideia de levar novas empresas para a bolsa de valores:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

— Já recomendamos todas as ações possíveis — eu disse. — E todas elas subiram.
— Você está me dizendo que não existem mais ações na Bolsa para se comprar? — questionou Bernardo.
— Não exatamente. A Bolsa vai continuar em alta, não tenho dúvida. Mas o potencial não é mais o mesmo.
— Sim, as ações principais subiram muito. E quanto às outras? — insistiu.
— Já recomendamos a compra de todas as empresas que prestavam. E até as que não prestavam subiram.
— Deixe-me ver se entendi: você está me dizendo que temos investidores, mas faltam boas ações.
— Há boas ações, mas não a preços tão convidativos como antes. Se tivéssemos mais empresas para recomendar seria ótimo.

O diálogo é fictício, mas a situação é verdadeira. Retrata a febre de abertura de capital de empresas na bolsa brasileira a partir de 2004, uma das inspirações para o meu romance.

Como jornalista e escritor, acompanhei de perto todas as marés da bolsa nas últimas duas décadas. Mas o que aconteceu nesta sexta-feira na B3 eu não contei nem mesmo na ficção.

As ações da Mosaico (MOSI3), dona de sites de comparação de preço como o Buscapé, estrearam na bolsa com uma valorização de quase 100%! O típico desempenho dos IPOs que acontecem na bolsa norte-americana Nasdaq.

A alta da Mosaico foi tão avassaladora que até tirou parte do brilho da varejista de móveis online Mobly (MBLY3), que subiu “apenas” 25% no primeiro dia de negócios. Você confere mais detalhes sobre a estreia de gala das empresas na matéria da Jasmine Olga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

 O Ibovespa começou bem o mês de fevereiro e engatou uma alta de 4,5% na semana. A bolsa foi embalada pela melhora externa e pelo clima político menos turbulento em Brasília. Saiba com o Kaype Abreu tudo o que movimentou os mercados.

 Depois de ser chamado para uma reunião no Palácio do Planalto, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que o governo “nunca interferiu em preços ou atos internos da estatal”...

 ...Mas poucas horas depois da declaração do presidente da Petrobras, a agência Reuters informou que a estatal decidiu ampliar o prazo para o cálculo de paridade internacional de preço dos combustíveis. A notícia afetou as cotações da empresa na B3.

 Enquanto aguarda a chegada do novo CEO Wilson Ferreira Junior, a BR Distribuidora segue com a estratégia de revisão de seu portfólio de ativos e vendeu termelétricas na Bahia por R$ 50 milhões. Confira nesta matéria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 Putin salvará a popularidade de Bolsonaro? O Brasil negocia a compra de 10 milhões de doses da vacina contra a covid-19 Sputnik V, desenvolvida pela Rússia pelo Instituto Gamaleya. Saiba os detalhes.

 Em meio à expectativa de volta do pagamento do auxílio emergencial, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a afirmar que o governo tem um "compromisso fiscal" e que não pode elevar o déficit público.

 Você sabe como o cinema foi classificado como a “sétima arte”? Para o nosso colunista Bruno Merola, investir também é uma arte, e que também pode ser dividida em sete classes. Ele conta para você a importância de cada uma delas.

Exit mobile version