Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-04-20T09:29:21-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Em clima olímpico: quais setores da bolsa podem ganhar medalha?

20 de abril de 2021
9:29
medalhas de ouro, prata e bronze
Medalhas de ouro, prata e bronze - Imagem: Shutterstock

Anote na agenda a data de 23 de julho. Se tudo correr bem daqui para frente, esse será o dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que deveriam acontecer no ano passado e foram adiados pela pandemia da covid-19.

Não sei quanto a você, mas eu nem estou tão preocupado em saber quantas medalhas o Brasil vai conquistar desta vez. A frase “o importante é competir” certamente ganhou outra dimensão em meio a tudo o que passamos desde o início de 2020.

Entendo que é difícil olhar para frente com algum otimismo com base na realidade de hoje — principalmente aqui no Brasil, onde a pandemia deixa quase 3 mil mortos por dia.

Só que mirar os diferentes cenários no futuro e projetar as melhores alternativas de alocação de recursos faz parte da rotina de quem trabalha com investimentos.

Com o avanço da vacinação, ainda que aos tropeções, existe a expectativa de redução dos óbitos e internações por coronavírus, o que abre espaço para a retomada das atividades.

Essa recuperação já vem acontecendo lá fora, em particular nos Estados Unidos, onde o avanço da economia e dos resultados das empresas inclusive supera as expectativas.

O problema é que o uso massivo de anabolizantes na retomada da economia — como os programas de estímulo fiscal e monetário — pode deixar sequelas. O maior temor dos investidores neste momento é a inflação.

Com tantas incertezas no radar, quais empresas e ações são as favoritas a ganhar “medalha”? Na coluna de hoje, o Matheus Spiess traz um guia da programação dos mercados, com os riscos e oportunidades na bolsa.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

A gangorra em que a bolsa esteve ontem pendeu para baixo, com as brechas para maiores gastos no Orçamento de 2021 superando o bom discurso de posse de Joaquim Silva e Luna na Petrobras. Confira o fechamento do Ibovespa e o dólar.

O que mexe com os mercados hoje? Em uma manhã de maior cautela, os investidores devem reagir ao acordo fechado para destravar o Orçamento 2021, enquanto o exterior repercute a temporada de balanços de grandes empresas dos Estados Unidos.

EMPRESAS

A Vale registrou bons números de produção e vendas no primeiro trimestre, beneficiada pela recuperação da demanda dos mercados globais. Confira os destaques da mineradora no período.

Alvo da maior multa individual da história da CVM, o ex-bilionário Eike Batista agora será julgado pela autarquia por uma questão no mínimo inusitada. Confira aqui o motivo.

Se os Estados Unidos servem como referência para o que pode acontecer com o nosso mercado, os resultados da companhia aérea United Airlines no 1º trimestre mostram que o setor de turismo está melhorando, mas tem muito para avançar.

A Itaúsa anunciou ontem que o conselho de administração decidiu pagar juros sobre capital próprio aos acionistas. Veja as condições para receber o provento.

ECONOMIA

Após meses de polêmicas e impasses, governo e Congresso fecham acordo sobre o Orçamento de 2021. A proposta pode até ser boa para garantir a governabilidade, mas está sendo considerada negativa para a credibilidade fiscal do país.

Dentro da nova lei de independência do Banco Central, Roberto Campos Neto e sete diretores foram nomeados nesta terça-feira para cumprirem mandatos fixos na diretoria colegiada da autoridade monetária. Saiba mais sobre o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

MAIS PERTO DO CÉU

Ibovespa segue flertando com topo histórico, mas manter ‘otimismo cauteloso’ nunca é demais

Em dia de agenda fraca e exterior positivo, CPI da pandemia é o principal risco de água no chopp da B3

Como era verde o meu Vale: ainda vale a pena ter ações da mineradora após a disparada recente?

Vivemos um “novo ciclo das commodities”, com minério de ferro e carvão batendo sucessivas máximas. E a Vale ainda pode se beneficiar deste momento

IR 2021

Imposto de Renda: Como declarar bens e rendimentos comuns do casal?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro

pandemia

Covid-19: mortes sobem para 436,5 mil, e casos chegam a 15,6 milhões

Nas últimas 24 horas, foram registrados 786 novos óbitos

na expectativa

Privatização da Eletrobras é necessária para consumidor, diz ministro

Para ele, capitalização da Eletrobras vai permitir que metade da outorga dela vá para aquela parte da tarifa de energia elétrica que são os tributos, os subsídios e também a parte que engloba toda a parte tributária

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies