Quem acompanha o BBB ou qualquer outro reality show sabe que os produtores e diretores desse tipo de programa fazem de tudo para fomentar rivalidades e discórdias nos grupos quando há algum tipo de competição.
Tudo isso temperado com histórias comoventes e close nas reações dramáticas dos envolvidos, sejam os próprios competidores ou os juízes, quando é o caso. Muitas vezes a ação é toda combinada. Mas mesmo que não seja, quem atua na condução desses programas sabe mexer os seus pauzinhos para colocar mais lenha - ou gasolina - na fogueira.
Em um outro BBB, a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), a batalha entre comprados e vendidos frequentemente tem como pano de fundo as discórdias que acontecem lá em Brasília, que em matéria de reality show, é um espetáculo à parte.
No caso, o combustível dos conflitos que afetaram o Ibovespa, nesta segunda-feira, foi combustível mesmo: gasolina, gás e, principalmente, diesel.
Já assistimos a um programa bem parecido no passado. Desconfiança dos investidores em relação à política de preços da Petrobras, risco de interferência política na estatal e ameaça de greve dos caminhoneiros. Enquanto isso, Petrobras, governo federal e estados trocam acusações mútuas sobre a responsabilidade pelos altos preços dos combustíveis no Brasil.
A Jasmine Olga conta nesta matéria tudo sobre o assunto e como ele impactou o mercado hoje.
MERCADOS
• Em meio às incertezas a respeito da política de preços dos combustíveis, a XP Investimentos rebaixou a recomendação para as ações da Petrobras de compra para neutro.
• Mais duas empresas estrearam na B3 nesta segunda, mas foram para direções opostas. A produtora de açúcar e etanol Jalles Machado fechou em alta de quase 10%, mas a Focus Energia viu queda de 13% no seu primeiro dia. Saiba mais nesta matéria.
EMPRESAS
• A Raízen, subsidiária da Cosan, deu um passo importante para consolidar a sua liderança no mercado sucroalcooleiro do país e acertou a compra da vice-líder do segmento, a Biosev. As ações da Cosan tiveram a maior alta do Ibovespa no dia.
• O mercado aguarda ansiosamente o processo de cisão do Assaí da estrutura do Pão de Açúcar e já faz os cálculos de quanto a operação pode valorizar os papéis da tradicional rede de supermercados. O BTG Pactual fala em reajuste positivo de 29%.
• A Tesla adquiriu US$ 1,5 bilhão (aproximadamente R$ 7,5 bilhões) em bitcoin para diversificar suas reservas, disse o seu CEO Elon Musk. A informação fez a criptomoeda subir de maneira expressiva hoje.
ECONOMIA
• O presidente Jair Bolsonaro disse que está em conversas com os presidentes das casas legislativas para liberar novas parcelas do auxílio emergencial. O presidente da Câmara, Arthur Lira, já acenou com a possibilidade de o Congresso levar adiante a volta do programa.
OPINIÃO
• O fundo Verde, do lendário gestor Luis Stuhlberger, vai reabrir para aplicações. Afinal, vale a pena investir? A resposta curta e grossa do nosso colunista Felipe Miranda é SIM. Mas no seu texto de hoje, ele também fala de outros fundos de excelência e responde à pergunta: quanto ter de multimercados na carteira? Recomendo a leitura!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.