Hoje no Seu Dinheiro você vai ler uma reportagem que poderia ser tema de uma edição do Globo Repórter dedicada ao bitcoin e às criptomoedas
A cada recorde nas cotações, a moeda virtual atrai mais a atenção não só de grandes investidores como também daqueles que estão começando nos mundo dos investimentos.
Esse sentimento é conhecido no mercado pela sigla FOMO, o famoso “medo de ficar de fora” (fear of missing out). Mesmo sem saber muito bem como a coisa funciona, quem vê o preço subindo só pensa em pegar essa onda.
Seja qual for o preço justo da criptomoeda, o que podemos afirmar é que a inovação que permitiu o surgimento da tecnologia veio para ficar.
Uma das grandes sacadas do pai do bitcoin, conhecido apenas pelo nome Satoshi Nakamoto, foi lançar as bases para um sistema que permite a “propriedade virtual”.
Uma rede de blocos (blockchain) validada a todo momento por milhares de programadores munidos de computadores superpoderosos assegura que cada bitcoin é único, sem a necessidade da atuação de instituições financeiras ou governos.
Mas por que tanta gente gasta tempo e recursos para manter essa a rede funcionando? Simples, porque as transações validadas na blockchain são recompensadas com novos bitcoins, em uma atividade conhecida como “mineração”.
O repórter Renan Sousa se embrenhou na “mata” onde se encontram os bitcoins, que inclusive são uma espécie em extinção. Ele conta para você como nasce uma criptomoeda e como vivem as pessoas dedicadas à extração e preservação da rede trilionária.
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
O Ibovespa fechou ontem em alta de 0,41%, aos 119.297 pontos, com o mercado americano e o setor de commodities salvando a bolsa das notícias negativas sobre a situação fiscal e o clima político em Brasília. O dólar recuou 0,08%, a R$ 5,71.
O que mexe com os mercados hoje? O investidor deve ficar de olho em diversos acontecimentos no dia de hoje: no exterior, a divulgação do Livro Bege e o início da temporada de balanços dos grandes bancos nos EUA; no cenário interno, a CPI da Covid e a PEC “fura-teto” devem balançar o índice brasileiro.
EMPRESAS
O mar não está para IPO neste momento, ou pelo menos não para qualquer um. O Banco do Brasil anunciou ontem o cancelamento da oferta do Banco BV. Como se não bastasse, o BB ainda vai sofrer a baixa de dois vice-presidentes. Confira os detalhes de ambos os anúncios.
Depois de ultrapassar a marca dos 10 milhões de clientes e com as ações em alta, o Banco Inter decidiu partir para aquisições. Dentro do plano de reforçar o “super app”, a instituição anunciou a compra de uma plataforma de fidelidade do ramo gastronômico.
ECONOMIA
O presidente do BC, Roberto Campos Neto, voltou a alertar sobre a situação fiscal do país, dizendo que o governo precisa demonstrar que retomará o processo de ajuste das contas públicas após a pandemia.
Contribuintes obrigados a entregar a declaração de imposto de renda 2021 precisam prestar contas sobre os seus investimentos e os rendimentos das suas aplicações. Confira como repassar essas informações passo a passo.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.