Três minutos. Esse é o tempo programado para o discurso dos líderes mundiais — entre eles Jair Bolsonaro — que participam da Cúpula do Clima nesta quinta-feira.
Nesse curto espaço de tempo, o presidente brasileiro terá o desafio de reverter a imagem negativa do país no exterior com a agenda ambiental, amplificada depois que as imagens da Amazônia em chamas rodaram o mundo.
O encontro promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é apontado como a última oportunidade de o governo brasileiro mostrar que tem condições de lidar com o desmatamento da floresta e dar sua contribuição na questão climática.
Mas para Rubens Ricupero, um dos principais especialistas em questões diplomáticas e ambientais do país, as chances de Bolsonaro ser bem sucedido nessa missão são pequenas.
O ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente e diplomata até aponta alguns sinais positivos recentes, como a mudança no ministério das Relações Exteriores.
Ele entende, porém, que o governo pratica o oposto do que defendeu na carta enviada ao presidente norte-americano, na qual pediu apoio para zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030.
Em entrevista ao repórter Kaype Abreu, o ex-ministro também fez duras críticas à gestão Bolsonaro na área econômica, e disse que o dólar só vai cair “quando entrar um governo menos lunático”.
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
O que mexe com os mercados hoje? A bolsa brasileira deve se ajustar aos ganhos lá fora na volta do feriado. Os índices acionários em Nova York fecharam em alta na quarta-feira, depois de dois pregões em queda. No radar, a aprovação do Orçamento com novos furos no teto de gastos e o início da Cúpula do Clima.
Depois de alcançar recentemente 50 milhões de usuários, o PicPay prepara uma nova fase de expansão e para isso entrou com um pedido de IPO na Nasdaq. O crescimento acelerado do aplicativo, contudo, veio acompanhado de um aumento substancial do prejuízo. Confira os números.
EMPRESAS
Para não ficar para trás no segmento de varejo de roupas, a Renner anunciou uma oferta de ações bilionária, com possíveis aquisições no radar. E pode ter um alvo claro, num movimento que poderá ser o mais ousado de sua história.
Quem está com os bolsos cheios e com apetite para aquisições é a Locaweb, que fechou no feriado a compra de uma fintech de sistemas de gestão para e-commerce por R$ 524,3 milhões. Veja mais informações sobre a operação.
Outra companhia que reforçou seu portfólio foi a Lojas Americanas, por meio da aquisição do Grupo Uni.co, dono das marcas Imaginarium, MinD, Lovebrands e Puket, e que havia divulgado planos de IPO em janeiro. Entenda os detalhes do anúncio.
ECONOMIA
O governo federal vai leiloar novamente dois campos no pré-sal da Bacia de Santos que “micaram” em 2019. Para garantir o sucesso desta vez, o valor de arrecadação previsto na operação foi reduzido.
O setor aéreo global deve se recuperar em um ritmo mais lento que o esperado em 2021, devido a atrasos nos cronogramas de vacinação contra a covid-19 em diferentes regiões do mundo.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.