Menu
O melhor do Seu Dinheiro
Victor Aguiar
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-30T20:45:49-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

A difícil escalada do Ibovespa rumo ao topo

O Ibovespa fechou o mês de abril em alta e se aproxima das máximas históricas. Mas, apesar dos ganhos, o índice tem mostrado alguma hesitação

30 de abril de 2021
20:45
Montanha escalada Ibovespa
Imagem: Shutterstock

Um dos livros que mais me impressionaram neste ano foi "No ar rarefeito", de Jon Krakauer. Não é exatamente um lançamento — ele foi publicado em 1996 —, mas eu só tomei conhecimento recentemente, por recomendação de uma amiga. Pois cá estou eu passando a indicação adiante: é daquelas leituras que prendem e deixam desnorteado.

A sinopse dá uma ideia do que está por vir — e não há spoiler aqui, já que estamos falando de uma história real. Em 1996, uma expedição ao topo do Everest termina em tragédia após uma tempestade encurralar o grupo de escaladores acima dos 8.500 metros de altitude — a chamada 'zona da morte'. 

Jon Krakauer, o autor do livro, foi um dos sobreviventes. E ele relata, com um nível impressionante de detalhes, as dificuldades para manter a sanidade num ambiente tão hostil. Em altitudes como essas, a mente se confunde e o corpo não obedece. E quem não possui treinamento rígido tende a tomar decisões ruins.

No caso do Everest, más escolhas podem custar a vida. Mas essa imagem, a da má avaliação de riscos numa área perigosa, pode ser estendida a outras situações dramáticas — e nada mais cheio de dramas que o mercado financeiro.

Veja o Ibovespa: estamos próximos do topo histórico, de 125 mil pontos. Mas, a cada vez que o índice parece focado numa escalada definitiva, há um momento de hesitação. E foi assim durante quase todo o mês de abril.

E não é para menos, dada a incerteza que ronda os mercados. Agitações em Brasília, desdobramentos da pandemia, sinalizações dúbias nos mercados externos — um ar rarefeito que dificulta a tomada de decisão. E, aqui, um ataque mal calculado ao topo pode ser fatal.

A Jasmine Olga acompanhou todos os pregões de abril e te conta mais sobre a escalada do Ibovespa; o índice até avançou um pouco, mas ainda não retornou às máximas.

Aliás, aproveito o gancho do fechamento do mês para fazer um convite a todos vocês: o Vinícius Pinheiro, a Julia Wiltgen e eu conversamos mais cedo sobre os melhores e piores investimentos em abril — você pode acompanhar o nosso papo aqui.

Empresas

Considerado o maior projeto de infraestrutura do país, o leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) finalmente foi concluído — e não faltou emoção. Após uma quase suspensão na véspera do evento e disputas acirradas de lances, confira quais empresas saíram vitoriosas do certame.

A pandemia afetou duramente alguns setores econômicos e empresas brasileiras. A Le Postiche, tradicional marca de malas e bolsas, foi mais uma vítima desse cenário: com uma bagagem cheia de dívidas, a companhia teve que partir para a recuperação judicial.

Confusão com o chefe? Tô fora! Em sua primeira alteração de preços desde a chegada do general Joaquim Silva e Luna ao comando, a Petrobras anunciou que vai baixar o valor da gasolina e do diesel nas refinarias em cerca de 2%.

Mercados

Fora alguns poucos pontos fora da curva, as últimas aberturas de capital têm sido desafiadoras para as empresas brasileiras. A Modalmais não fugiu ao padrão: o banco digital e plataforma de investimentos teve que aceitar um desconto no IPO e ainda amargou uma queda de 7% em sua estreia na B3.

A Infracommerce também tem sofrido para viabilizar sua abertura de capital. A empresa de soluções para o varejo já havia reduzido sua faixa indicativa de preços, mas teve que aceitar mais um corte e excluir a oferta secundária para seguir com a operação. Veja os novos valores.

Economia

O desemprego segue em alta no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação chegou a 14,4%, o que representa 14,4 milhões de brasileiros sem trabalho no trimestre encerrado em fevereiro.

Parece que a ala política do governo não aprendeu nenhuma lição com a novela do Orçamento. O grupo se articula para recompor investimentos considerados vitrines eleitorais para o presidente Jair Bolsonaro e já recebeu um alerta de risco do Tesouro.

Os investidores ao redor do planeta fecharam os bolsos em 2020 e o fluxo global de recursos estrangeiros (IED) alcançou o menor nível em 15 anos. As boas notícias ficaram restritas à China, que ultrapassou os EUA como principal destino de capital gringo no mundo.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Leão faminto

Carga pesada: Impostômetro atinge a marca de R$ 1,5 trilhão

Monitoramento da Associação Comercial de São Paulo mostra que, no ano passado, marca foi atingida somente no dia 28 de setembro

Muita calma nessa hora

Tem Vale Gás? Petrobras diz que não há definição sobre participação em programas sociais

Manifestação vem depois que o presidente Jair Bolsonaro disse em entrevista que a estatal tem R$ 3 bilhões em reservas para custear ajuda

Clube do Livro

Batalhas sem arma: Em “Cripto Wars”, Jim Rickards explica guerras cambiais e agora, com criptomoedas

Autor, conhecido também por suas previsões certeiras sobre o bitcoin, fala de como a tecnologia mudou as estratégias financeiras dos países

RUMO AO MILHÃO

O primeiro e mais importante investimento para quem atingir o primeiro milhão (ou ir além)

Por mais que você busque o conforto e a segurança de uma promessa de retorno garantido, digo, com convicção, que o único investimento com retorno garantido em longo prazo é aquele feito em educação

Ventos contrários

Renova Energia não consegue “proteção” contra minoritários da própria empresa

Empresa perdeu ação no TJ-SP que tentata impedir os acionistas de produzirem provas contra a empresa, relativas à investigação sobre desvio de recursos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies