🔴 [TESTE GRÁTIS] 30 DIAS DE ACESSO A SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA – LIBERE AQUI

A difícil escalada do Ibovespa rumo ao topo

O Ibovespa fechou o mês de abril em alta e se aproxima das máximas históricas. Mas, apesar dos ganhos, o índice tem mostrado alguma hesitação

30 de abril de 2021
20:45
Montanha escalada Ibovespa
Imagem: Shutterstock

Um dos livros que mais me impressionaram neste ano foi "No ar rarefeito", de Jon Krakauer. Não é exatamente um lançamento — ele foi publicado em 1996 —, mas eu só tomei conhecimento recentemente, por recomendação de uma amiga. Pois cá estou eu passando a indicação adiante: é daquelas leituras que prendem e deixam desnorteado.

A sinopse dá uma ideia do que está por vir — e não há spoiler aqui, já que estamos falando de uma história real. Em 1996, uma expedição ao topo do Everest termina em tragédia após uma tempestade encurralar o grupo de escaladores acima dos 8.500 metros de altitude — a chamada 'zona da morte'. 

Jon Krakauer, o autor do livro, foi um dos sobreviventes. E ele relata, com um nível impressionante de detalhes, as dificuldades para manter a sanidade num ambiente tão hostil. Em altitudes como essas, a mente se confunde e o corpo não obedece. E quem não possui treinamento rígido tende a tomar decisões ruins.

No caso do Everest, más escolhas podem custar a vida. Mas essa imagem, a da má avaliação de riscos numa área perigosa, pode ser estendida a outras situações dramáticas — e nada mais cheio de dramas que o mercado financeiro.

Veja o Ibovespa: estamos próximos do topo histórico, de 125 mil pontos. Mas, a cada vez que o índice parece focado numa escalada definitiva, há um momento de hesitação. E foi assim durante quase todo o mês de abril.

E não é para menos, dada a incerteza que ronda os mercados. Agitações em Brasília, desdobramentos da pandemia, sinalizações dúbias nos mercados externos — um ar rarefeito que dificulta a tomada de decisão. E, aqui, um ataque mal calculado ao topo pode ser fatal.

A Jasmine Olga acompanhou todos os pregões de abril e te conta mais sobre a escalada do Ibovespa; o índice até avançou um pouco, mas ainda não retornou às máximas.

Aliás, aproveito o gancho do fechamento do mês para fazer um convite a todos vocês: o Vinícius Pinheiro, a Julia Wiltgen e eu conversamos mais cedo sobre os melhores e piores investimentos em abril — você pode acompanhar o nosso papo aqui.

Empresas

Considerado o maior projeto de infraestrutura do país, o leilão da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) finalmente foi concluído — e não faltou emoção. Após uma quase suspensão na véspera do evento e disputas acirradas de lances, confira quais empresas saíram vitoriosas do certame.

A pandemia afetou duramente alguns setores econômicos e empresas brasileiras. A Le Postiche, tradicional marca de malas e bolsas, foi mais uma vítima desse cenário: com uma bagagem cheia de dívidas, a companhia teve que partir para a recuperação judicial.

Confusão com o chefe? Tô fora! Em sua primeira alteração de preços desde a chegada do general Joaquim Silva e Luna ao comando, a Petrobras anunciou que vai baixar o valor da gasolina e do diesel nas refinarias em cerca de 2%.

Mercados

Fora alguns poucos pontos fora da curva, as últimas aberturas de capital têm sido desafiadoras para as empresas brasileiras. A Modalmais não fugiu ao padrão: o banco digital e plataforma de investimentos teve que aceitar um desconto no IPO e ainda amargou uma queda de 7% em sua estreia na B3.

A Infracommerce também tem sofrido para viabilizar sua abertura de capital. A empresa de soluções para o varejo já havia reduzido sua faixa indicativa de preços, mas teve que aceitar mais um corte e excluir a oferta secundária para seguir com a operação. Veja os novos valores.

Economia

O desemprego segue em alta no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação chegou a 14,4%, o que representa 14,4 milhões de brasileiros sem trabalho no trimestre encerrado em fevereiro.

Parece que a ala política do governo não aprendeu nenhuma lição com a novela do Orçamento. O grupo se articula para recompor investimentos considerados vitrines eleitorais para o presidente Jair Bolsonaro e já recebeu um alerta de risco do Tesouro.

Os investidores ao redor do planeta fecharam os bolsos em 2020 e o fluxo global de recursos estrangeiros (IED) alcançou o menor nível em 15 anos. As boas notícias ficaram restritas à China, que ultrapassou os EUA como principal destino de capital gringo no mundo.

Compartilhe

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies