Com os limites de emissões de carbono sendo controlados pelos governos e o preço do crédito de carbono em tendência de alta, a Vitreo lançou um fundo inédito no Brasil. Trata-se do Vitreo Carbono, único fundo de investimento brasileiro com alocação neste mercado promissor e que conversa diretamente com iniciativas sustentáveis e pactos internacionais, como o Acordo de Paris.
Explicando melhor, os créditos de carbono são emitidos para empresas que conseguem reduzir suas emissões de gases do efeito estufa por meio do suporte a projetos de conservação ambiental, que são avaliados e validados por órgãos internacionais.
Cada tonelada de dióxido de carbono que deixa de ser emitida na atmosfera se transforma em um crédito de carbono, que pode ser negociado tanto por meio das empresas quanto por intermédio de bolsas de valores.
No gráfico abaixo, você pode ver o como o derivativo de crédito de carbono vem se comportando nos últimos meses. Há 3 anos o preço estava em torno de 16 euros. Hoje em dia quase triplicou, perto dos 47 euros.
Ou seja, você ganha com o investimento, levando diversificação para a sua carteira por meio de um ativo com tanto potencial de lucros e ainda incentiva a neutralização das emissões de carbono no planeta.
Você pode investir em carbono com poucos cliques
O Vitreo Carbono é aberto ao público geral e investe em contratos futuros de crédito de carbono no mercado europeu - ICE ECX Emission - por meio de operações de swap.
Essa é mais uma opção para você ter um investimento descorrelacionado com a Bolsa brasileira e com exposição à uma moeda forte (euro).
Caso queira conhecer mais sobre o fundo, aqui você encontra mais informações e um passo a passo para investir.