🔴 E-BOOK GRATUITO: AS MELHORES RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM 2025 BAIXE AGORA

Bolsa hoje: no aguardo da ‘prévia do PIB’ e atenção aos ruídos fiscais

Além disso, a votação do projeto sobre o Imposto de Renda foi adiada para a próxima terça-feira (17), quando o relator do projeto apresentará uma nova versão do seu texto; nos EUA atenção fica aos dados de sentimento do consumidor de agosto

13 de agosto de 2021
8:36 - atualizado às 8:37
Imagem: Frankenstein (1931)

Bom dia, pessoal!

No aguardo de dados econômicos relevantes hoje (13), nota-se que a apreensão em relação ao risco fiscal está bastante elevada, prejudicando ativos de risco e deteriorando as projeções para o ano de 2021, com elevação das estimativas para a Selic e redução do PIB esperado.

Temos nos descolado do bom humor internacional, reflexo da preocupação com o quadro político em Brasília e de como ele está afetando as tão aguardadas reformas para este segundo semestre. Confira nesta matéria os desdobramentos da capital. Além da digestão da temporada de resultados.

Lá fora, os mercados de ações asiáticos encerraram uma sexta-feira mista, antes da divulgação de mais dados econômicos regionais, os quais poderão nos indicar como a variante delta está afetando o crescimento. As Bolsas abriram em alta na Europa, acompanhadas pelos futuros americanos.

A ver...

Mais uma vez adiada

Sem acordo, a votação do projeto sobre o Imposto de Renda foi adiada para a próxima terça-feira (17), quando o relator do projeto, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), apresentará uma nova versão do seu texto – nosso monstrinho, formando já uma colcha de retalhos (ou um Frankenstein, o que preferir).

Leia Também

Enquanto isso. O Senado programou sessões temáticas nas próximas duas semanas para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 110, de 2019, que reforma o Sistema Tributário Nacional. Começaremos na segunda-feira (16), sob a perspectiva técnica, passando para a perspectiva dos entes federativos na sexta-feira (20), seguida da ótica dos setores econômicos no dia 23 e finalizando com o contexto da reforma tributária ampla no dia 27.

Quem quer mais inflação?

Você achou que dois dias seguidos com dados importantes de inflação nos EUA foi muito pouco? Não se preocupe! Suas preces foram atendidas e vocês ganharam mais perspectiva de preços hoje. Esta sexta-feira (13) marca a entrega do sentimento do consumidor para o mês de agosto em Michigan, que contempla a expectativa de inflação dos consumidores – para o índice de confiança do consumidor, a expectativa é de uma leitura de 81,1 pontos, próximo da de julho.

Vale ressaltar que este dado, em termos de influência sobre o mercado, é menos relevante, uma vez que as opiniões dos consumidores sobre a inflação são afetadas pelo viés de frequência, já as pessoas só se lembram dos preços das coisas que compram regularmente, e pela aversão à perda, dado que as pessoas se lembram dos aumentos de preços e se esquecem das quedas de preços. De qualquer forma, em um momento em que os custos de insumos (incluindo mão de obra) estão subindo rapidamente, todo indicador conta.

Uma coisa boa, verificada nesta temporada de resultados nos EUA: apesar de as empresas estarem sendo obrigadas a pagar preços mais altos por insumos, até agora o impacto não foi ruim (as margens de lucro do S&P 500 têm chegado a níveis quase recorde) – a forte demanda dos consumidores tornou possível o repasse desses custos (alto grau de poder de precificação).

Lembrem-se de que em duas semanas ouviremos as autoridades do Fed no simpósio econômico de Jackson Hole de 2021. Até lá, espera-se que a inflação e o aperto monetário continuem dominando as conversas de mercado.

O custo dos desastres ambientais

Quem tem acompanhado a onda de desastres naturais na Europa? Incêndios, alagamentos e afins. Estima-se que os custos de seguro para desastres relacionados ao clima no primeiro semestre deste ano já tenham sido da ordem de US$ 40 bilhões. Entramos neste segundo semestre com possibilidade de aumentar ainda mais esta cifra em 2021.

A atividade econômica é impactada diretamente, uma vez que inundações e ondas de calor impedem as pessoas de trabalhar, indicando o grande potencial de dado econômico que a mudança climática é capaz de gerar. Além disso, a incerteza adiciona um prêmio de risco que tem consequências financeiras relevantes para os ativos de risco. A volatilidade estará no radar.

Anote aí!

Lá fora, a zona do euro oferece dados finais de preços ao consumidor da França e da Espanha, além de divulgar nesta manhã o resultado da balança comercial – veio em linha com o esperado em junho, com aceleração frente ao mês anterior. Nos EUA, por sua vez, o principal é o índice de sentimento do consumidor preliminar de agosto, medido pela Universidade de Michigan – o poder de compra real da renda dos EUA está caindo agora, à medida que a inflação global excede o crescimento da renda, fato que limita o poder da demanda futura e o sentimento otimista dos consumidores.

Aqui no Brasil, que encerra a esmagadora maior parte da temporada de resultados hoje, teremos o resultado do IBC-Br (prévia do PIB) de junho, divulgado pelo Banco Central e com expectativa de crescimento de 0,50% na comparação mensal – ganha relevância pois a apresentação do dado se dá em paralelo às revisões das expectativas mais otimistas para o crescimento em 2021. Fora isso, vale acompanhar também a participação de Roberto Campos Neto no quarto Folha Business, em Vitória, marcado para as 11h30.

Muda o que na minha vida?

A inflação dos EUA vem atingindo máximas em várias décadas novamente, com a medida núcleo, que exclui alimentos e energia, subindo 4,3%, a taxa mais rápida desde a década de 1990. Dada a força das pressões sobre os preços, pode parecer surpreendente que o yield (rendimento) dos títulos do Tesouro dos EUA de dez anos esteja por volta de 1,345%.

Contudo, há uma forma de explicar.

A inflação está sendo impulsionada por uma estreita gama de setores anteriormente muito afetados pela pandemia, como turismo, que agora começa a ter nova ascensão (retorno à normalidade). Se tomarmos os dados agregados de salários, por exemplo, não vemos sugestão evidente de pressões inflacionárias elevadas.

Logo, as expectativas de inflação permanecem bem ancoradas. A taxa de inflação de equilíbrio de dez anos dos EUA é de aproximadamente 2,4%, ainda abaixo de 3%, um nível mais preocupante para o Fed. Em sendo o caso, o mercado continua a ver o aumento da inflação como temporário.

Fique de olho!

Última chamada: invista em B3, MGLU, Vale e Rumo com risco zero de perda do valor nominal investido.

Na prática, você investe numa carteira superconcentrada de ações com alto potencial de retorno e, mesmo assim, tem seu capital nominal 100% protegido.

São papéis validados pela equipe de research comandada por Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus: Magazine Luiza, Vale, B3 e Rumo.

É o filé mignon, as quatro ações que vemos como as mais quentes do mercado (também chamadas de "hot picks"). E nessa operação estruturada você explora o potencial desses papéis, com risco zero de perder o dinheiro investido na operação.

Mas atenção: esta oportunidade vai até hoje, 15h. Depois disso, não é mais possível investir nessa operação. Clique aqui e saiba mais.

Leia o documento de informações essenciais antes de aplicar, com especial atenção aos fatores de risco. Não há garantia de retorno. O COE é um produto complexo, verifique se o produto é adequado ao seu perfil de investidor e certifique-se da compreensão de todos os seus aspectos antes da decisão de investimento.

Um abraço,

Jojo Wachsmann

ATENÇÃO! O Victor Aguiar preparou uma análise sobre as empresas que podem potencializar seu portfólio; confira no vídeo abaixo e se inscreva no canal do Seu Dinheiro no Youtube para mais conteúdos sobre investimentos

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEXTOU COM O RUY

Negócios de mais de R$ 1 bilhão sugerem que essas ações de grande potencial não vão ficar esquecidas por muito tempo

24 de janeiro de 2025 - 6:24

Você não precisa ser milionário para fazer um bom negócio no setor de ISP. Com muito menos, você entra no home broker e compra algumas ações com potencial de valorização bem atrativo

OTIMISMO PERMANECE

Itaú BBA corta preço-alvo da Sabesp (SBSP3), mas ação continua sendo ‘top pick’ e tem potencial para se tornar pagadora de dividendos

23 de janeiro de 2025 - 19:29

Analistas ajustam as projeções por conta do cenário macro turbulento, mas veem com bons olhos o baixo endividamento da companhia e o potencial de crescimento do EBTIDA

AUMENTANDO O FOGO

Se cuida, Powell: Trump coloca o Fed na panela de pressão e fala pela primeira vez de inflação e juros depois da posse

23 de janeiro de 2025 - 18:01

Mercado reajusta posição sobre o corte de juros neste ano após as declarações do republicano no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça; reunião do Fomc está marcada para a semana que vem

PRONTA PRA IR MAIS LONGE

Dividendos da Embraer em 2025? Itaú BBA faz projeções otimistas para EMBR3, mesmo após a alta expressiva da ação 

23 de janeiro de 2025 - 16:29

Para os analistas, a fabricante de aviões ainda tem muito a entregar para os acionistas, mesmo após alta expressiva nos últimos meses

DERRUBANDO PINOS

O strike de Trump na bolsa: dólar perde força, Ibovespa vai à mínima e Petrobras (PETR4) recua. O que ele disse para mexer com os mercados?

23 de janeiro de 2025 - 14:27

O republicano participou do primeiro evento internacional depois da posse ao discursar, de maneira remota, no Fórum Econômico Mundial de Davos. Petróleo e China estiveram entre os temas.

FICOU PARA TRÁS

Não deu para o Speedcat: Ações da Puma despencam mais de 20% após resultados de 2024 e empresa fará cortes

23 de janeiro de 2025 - 13:46

No dia anterior, a Adidas anunciou que superou as projeções de lucro e receita em 2024, levando a bolsa alemã a renovar máxima intradia

MAIS ESTÍMULOS

A bolsa da China vai bombar? As novas medidas do governo para dar fôlego ao mercado local agrada investidores — mas até quando?

23 de janeiro de 2025 - 12:05

Esta não é a primeira medida do governo chinês para fazer o mercado de ações local ganhar tração: em outubro do ano passado, o banco central do país lançou um esquema de swap para facilitar o acesso de seguradoras e corretoras à compra de ações

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Todo vazio será ocupado: Ibovespa busca recuperação em meio a queda do dólar com Trump preenchendo o vácuo de agenda em Davos

23 de janeiro de 2025 - 8:15

Presidente dos Estados Unidos vai participar do Fórum Econômico Mundial via teleconferência nesta quinta-feira

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: A alegria de um banqueiro central seria o silêncio

22 de janeiro de 2025 - 20:30

Estamos nos aproximando da perigosa zona de dominância fiscal; ninguém sabe onde fica a fronteira exatamente, mas, marchando à frente de olhos vendados, são crescentes as chances de nos enroscarmos em uma cerca de arame farpado

JOGANDO PARA GANHAR

Mais forte com Trump? Dólar livre na Argentina e saída do Mercosul — como Milei vai colocar seus planos em ação

22 de janeiro de 2025 - 19:21

O presidente argentino foi entrevistado pela Bloomberg durante o Fórum Econômico Mundial e reforçou a confiança em sua agenda de governo

'PRINCIPAL ESCOLHA DO SETOR'

Os dividendos valem o risco: os três fatores que compensam a compra de ações da Petrobras (PETR4) agora, segundo o BTG

22 de janeiro de 2025 - 18:48

Analistas do banco chamam atenção para a governança corporativa e para a defasagem de preços dos combustíveis, mas elegem a estatal como a preferida do setor; entenda os motivos

OCEANO AZUL

Ação da OceanPact sobe mais de 8% após classificação no leilão da Petrobras (PETR4); OPCT3 é uma boa aposta?

22 de janeiro de 2025 - 14:38

Na ocasião, três embarcações de apoio que servem para operar veículos de operação remota foram classificados no certame

MERCADOS HOJE

Dólar abaixo de R$ 6: moeda americana renova série de mínimas graças a Trump — mas outro motivo também ajuda na queda

22 de janeiro de 2025 - 13:08

Enquanto isso, o Ibovespa vira e passa a operar em baixa, mas consegue se manter acima dos 123 mil pontos

RECORDE ATRÁS DE RECORDE

Na conta do Round 6, de Mike Tyson e da NFL: balanço da Netflix supera expectativas do mercado e ação dispara em NY

22 de janeiro de 2025 - 11:38

Número expressivo de novos assinantes ajudou a empresa a registrar lucro operacional recorde e receita 16% maior na comparação anual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quando o sonho acaba: Ibovespa fica a reboque de Wall Street em dia de agenda fraca

22 de janeiro de 2025 - 8:22

Investidores monitoram Fórum Econômico Mundial, decisões de Donald Trump e temporada de balanços nos EUA e na Europa

REPORTAGEM ESPECIAL

O fim do ‘sonho grande’ da Cosan (CSAN3): o futuro da empresa após o fracasso do investimento na Vale e com a Selic em 15%

22 de janeiro de 2025 - 6:09

A holding de Rubens Ometto ainda enfrenta desafios significativos mesmo após zerar a participação na Vale. Entenda quais são as perspectivas para as finanças e as ações CSAN3 neste ano

TROCA DE CONTROLADORA

CMA CGM recebe autorização prévia para tornar-se controladora da Santos Brasil (STPB3), mas vai precisar remunerar os credores

21 de janeiro de 2025 - 17:40

Francesa comprou a parte da empresa portuária que pertencia à gestora Opportunity

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Após adiar balanço, AgroGalaxy (AGXY3) divulga prejuízo bilionário no 3T24 e ação cai forte na B3

21 de janeiro de 2025 - 13:32

A expectativa era que o resultado saísse em dezembro, mas a companhia atribuiu o atraso ao processo de reestruturação interna após o pedido de recuperação judicial

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Efeito Trump na bolsa e no dólar: Nova York sobe de carona na posse; Ibovespa acompanha, fica acima de 123 mil pontos e câmbio perde força

21 de janeiro de 2025 - 12:34

Depois de passar boa parte da manhã em alta, a moeda norte-americana reverteu o sinal e passou a cair ante o real

NOVA DIRETORIA

Vivara (VIVA3) anuncia novo CFO e ‘tranquiliza’ investidores após meses de incerteza na direção executiva; ação tem recuperação modesta

21 de janeiro de 2025 - 10:29

O CEO Ícaro Borrello continua, temporariamente, como CFO interino da companhia

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar