🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Furando a ‘bolha’ de uma maneira diferente

17 de março de 2021
18:21
NFTs
Imagem: Shutterstock

Quando se fala de criptoativos, a imagem de grandes ganhos e bolhas vem sempre à mente daqueles que não estão por dentro da tecnologia.

Já os mais inteligentes, na hora de opinar, preferem dizer que não entendem do assunto ou falam apenas de assimetria de ganhos, mas a verdade é que o medo de uma bolha existe para todos.

Depois de ultrapassar a marca dos US$ 20 mil, minha pergunta diária é sobre até quando esse ciclo vai durar. Pergunta sem uma resposta precisa, mas que merece ser pensada de forma probabilística.

Entretanto, hoje quero falar de outro tipo de “bolha” que foi rompida. Isso porque o mundo não deve saber o que significa a sigla SHA256, mas se familiarizou com a sigla NFT (de tokens não fungíveis).

Esse termo, no atual contexto, se refere a ativos digitais que foram vendidos por milhões de dólares nas últimas semanas e ganharam as manchetes dos principais jornais pelo mundo.

Os NFTs foram responsáveis por “furar a bolha” cripto e atingir outros mercados, como o das artes, que dificilmente se atentariam a esse nicho.

Uma obra do artista americano Beeple, intitulada “Everydays: The First 5,000 Days”, foi vendida por incríveis US$ 69,3 milhões em um leilão que durou apenas algumas horas na semana passada.

Essa quantia chamou a atenção porque, para muitos, uma imagem apenas digital atrelada a um token não garante a posse de algo.

O mais estranho disso tudo é que alguns bitcoiners mais antigos também não entendem o valor de uma arte digital atrelada a um token, dado que a imagem em si pode ser replicada.

Acho interessante esse questionamento porque mostra um pouco do ceticismo que o bitcoin enfrentou em seus primeiros dias.

Outro fato que consigo colher dessa estranheza dos investidores mais antigos frente ao novo é como esse mercado evolui rápido até para aqueles que estão dentro dele.

O que as pessoas não entendem sobre NFT é que a posse registrada de um ativo é mais importante que a imagem em si.

Temos reproduções digitais e físicas da “Mona Lisa” de Da Vinci espalhadas pelo mundo todo, mas só um museu (o Louvre) a possui de fato.

Os ativos digitais registrados no blockchain seguem a mesma lógica e resolvem um problema da indústria da música criado pelo formato MP3 e pelo Napster no início do boom da internet.

Com essas duas ferramentas, tornou-se possível compartilhar músicas de uma maneira sobre a qual as gravadoras não tinham controle, o que causou um grande prejuízo para essa indústria.

Em alguma instância, os artistas também foram prejudicados e tiveram que se adequar ao novo modelo, no qual não se conseguiria grandes lucros com as músicas.

Até hoje esse formato persiste e as plataformas de streamings de músicas frearam a pirataria, mas mantiveram os baixos retornos com as produções musicais.

No entanto, o NFT da maneira como está hoje, sem a necessidade de grandes incrementos, resolve o paradoxo do artista que precisa ter seu conteúdo divulgado e também quer ganhar dinheiro com ele diretamente.

Imagine que o seu artista ou banda favoritos lancem uma música hoje e decidam fazer uma edição limitada de 1.000 NFTs que equivalem à posse da música.

Acredito que, se você realmente é fã, vai pensar em comprar, porque os verdadeiros fãs querem consumir tudo de seus ídolos.

O que vimos acontecendo com artistas visuais pode, sim, ocorrer na indústria musical ainda neste ciclo.

Você está preparado para os próximos desdobramentos desse mercado?

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar