Site icon Seu Dinheiro

Calibre as probabilidades antes de lançar os dados e investir em bitcoin

Tenho para mim que o processo do entendimento de uma nova tecnologia é lento e dificilmente a compreendemos totalmente quando ela é apresentada ao mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O computador era apenas uma máquina que fazia cálculos mais rápidos e poderia ajudar a aumentar a eficiência na hora de fazer contas.

A internet era só um meio de trocar cartas de maneira eletrônica com o mundo todo sem o custo de envio.

O celular era só um meio de comunicação eficiente que poderia ser levado para qualquer lugar.

O bitcoin era só um dinheiro digital que permitia às pessoas transacionar valor sem a necessidade de um intermediário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, todas essas premissas básicas foram mudando ao longo do tempo e evoluindo para novas descrições que de fato tiveram o poder de transformar o mundo.

Além disso, todas elas foram desacreditadas em algum momento por apresentar falhas ou até pela falta de entendimento dos seus detratores.

Para aqueles que falavam que o bitcoin nunca seria moeda oficial circulante em um país, El Salvador mostrou que eles estavam errados.

Agora podem até falar que essa jurisdição é insignificante na economia mundial e que nunca um país com relevância fará o mesmo, mas estarão errados em algum momento no futuro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As tecnologias disruptivas carregam essas dúvidas consigo e até por isso o seu potencial de retorno é gigantesco.

Isso porque, sem as dúvidas, não existe espaço para a visão futura e no lugar dela está uma realidade.

Por exemplo, você acha possível que a internet deixe de ser usada algum dia por livre e espontânea vontade dos usuários?

Esse tipo de dúvida paira sobre os criptoativos, por mais que alguns deles, na minha visão, já tenham aberto a caixa de Pandora. Mesmo que não deem certo, alguns dos seus pares triunfarão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso recomendo sempre cuidado em cravar um cenário negativo como certeza, ou até o contrário.

Vivemos em um mudo probabilístico até que alguns dos fatos se concretizem, até que a moeda vire cara, até que o dado tenha a face virada para cima.

Antes de jogar a moeda e de lançar o dado, temos apenas as probabilidades em nossas mãos.

É com elas em mente que devemos fazer nossas escolhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso o seu portfólio deve ter cripto em um percentual que julgue adequado para a probabilidade de esse universo não ter mais volta.

Entre 1% e 5% é o ideal, não é necessário mais do que isso. O universo cripto é bastante assimétrico e uma alocação simples como essa pode ajudar a montar uma carteira que bate o mercado.

Exit mobile version