O Índice de Fundos de Investimento Imobiliários (IFIX) caiu mais de 3% nesta sexta-feira (25), após o governo entregar ao Congresso uma proposta de reforma nas regras do imposto de renda — a segunda etapa da reforma tributária.
Por volta das 16h, o índice operava em baixa de 2,11%, enquanto o Ibovespa recuava 2,15%, aos 126.734 pontos, também influenciado pela proposta do governo. Acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro nesta sexta.
O IFIX é o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários que têm cotas negociadas nos mercados de bolsa e balcão organizado da B3. Ele representa uma carteira teórica dos fundos mais negociados e de maior liquidez.
O indicador é afetado pela proposta apresentada pelo ministro Paulo Guedes e sua equipe por que o texto diz, entre outras coisas, que os fundos imobiliários passarão a ter sua distribuição de rendimentos tributada em 15%. Os ganhos com a venda de cotas na bolsa também passarão a ser tributados em 15%.
Hoje, a distribuição de rendimentos e amortizações é isenta e a venda de cotas é tributada em 20%. Veja nesta matéria os principais pontos da proposta.
A novidade impacta o índice que já não apresenta um desempenho espetacular no último ano, apesar das perspectivas de retomada do setor imobiliário.
Em 12 meses, o IFIX tem alta de apenas 4,54%, enquanto o Ibovespa, principal índice de ações brasileiro, acumula ganhos de cerca de 33%.
- Você também pode ter acesso a esse e outros conteúdos exclusivos na nossa página do Instagram: