O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, prometeu para a próxima quarta (15) o anúncio de medidas para reduzir as filas de atendimento no INSS. O secretário não quis adiantar quais medidas estão em estudo.
O governo prepara ações para tentar pôr fim à extensa fila de espera de 1,2 milhão de pedidos por benefícios do INSS e conseguir colocar em funcionamento o novo sistema do órgão, já com a incorporação das mudanças aprovadas na reforma da Previdência.
As alternativas em estudo envolvem remanejamento de servidores. Também se avalia a contratação de terceirizados para atuar no atendimento ao público nas agências do INSS.
Segundo Marinho, propostas já foram discutidas com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
"Estamos conversando com o ministro e validando as propostas e possibilidades internamente. Estamos trabalhando desde a semana passada, porque envolve orçamento, estrutura organizacional", disse.
- Leia também [Patrocinado]: as três melhores ações para 2020
Em entrevista ao Broadcast, o presidente do INSS, Renato Vieira, disse que o órgão espera acabar com o atraso na análise dos pedidos em até seis meses.
*Com Estadão Conteúdo