O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, pediu exoneração do cargo. A saída foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 6. A publicação afirma que a exoneração foi um pedido de Canuto.
Também foi publicada a nomeação de Rogério Marinho para o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional.
Ele comandava antes a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Marinho foi um dos principais articuladores do governo para a reforma da Previdência.
O Palácio do Planalto não se manifestou ainda sobre as trocas ministeriais.
Canuto no Dataprev
Horas depois da exoneração, Canuto foi anunciado pelo governo como novo presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). O presidente Jair Bolsonaro disse que o agora ex-ministro irá "cumprir missão" no órgão.
A Dataprev é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Economia e responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Previdência
No começo da noite, o Ministério da Economia confirmou há pouco a nomeação de Bruno Bianco como secretário especial de Previdência e Trabalho, no lugar de Rogério Marinho.
Bianco já era adjunto de Marinho na Secretaria. Na nota, o Ministério da Economia disse que "agradece ao trabalho do ex-secretário Rogério Marinho na condução do órgão".
*Com Estadão Conteúdo.