O ex-vice-presidente dos Estados Unidos (EUA) Joe Biden liderou a votação da Super Terça, a mais importante disputa das primárias do Partido Democrataca, desbancando Bernie Sanders.
De 14 estados em disputa, Biden venceu oito (Oklahoma, Tennessee, Alabama, Virgínia, Carolina do Norte, Minnesota, Arkansas e Massachusetts). Já Sanders levou a melhor em quatro estados (Califórnia, Vermont, Colorado e Utah. Os estados do Maine e do Texas pendem para Biden.
Biden deixou claro o domínio no Sul, impulsionado pelo forte apoio dos eleitores afro-americanos, que também lhe deram a vitória no sábado (29) no estado da Carolina do Sul.
Sanders chegou à "superterça-feira" com ligeira vantagem nos delegados sobre Biden (60 contra 54), após a votação nos quatro primeiros estados: Iowa, New Hampshire, Nevada e Carolina do Sul.
Antes da "superterça", alguns dos princiais nomes como Pete Buttigieg, Amy Klobuchar e Beto O'Rourke abandonaram a corrida e declararam apoiar o ex-vice-presidente de Barack Obama.
O grupo de candidatos mais bem posicionados nas sondagens está agora reduzido a quatro nomes: Bernie Sanders, Joe Biden, Elizabeth Warren e Michael Bloomberg.
*Com informações de Agência Brasil, RTP (Emissora pública de televisão de Portugal) e Reuters