Depois de quase duas semanas após as eleições, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez menção de reconhecer a vitória do democrata Joe Biden, mas apenas para reiterar acusações infundadas de que o pleito foi manipulado, sem apresentar provas.
“Ele venceu porque a eleição foi fraudada”, diz trecho da postagem dele no Twitter. A rede social colocou um aviso informando que a alegação de manipulação está sendo disputada.
Quase duas horas depois, porém, Trump voltou ao Twitter e disse que não havia admitido a derrota para Biden, que foi o vencedor da eleição apenas para a “imprensa de fake news”.
Biden venceu a disputa contra Trump ao conquistar 306 delegados dos colégios eleitorais estaduais. Para vencer, ele precisava arregimentar 270 delegados. Mas o presidente afirma que a eleição foi fraudada e está contestando os resultados na justiça. Até o momento, nenhum dos pedidos de anulação foi aceito pelas cortes.
Protestos
Milhares de manifestantes pró-Trump marcharam pelas ruas de Washington, capital dos Estados Unidos, no sábado (14), para protestar contra o resultado das eleições, ecoando as acusações do presidente de fraude.
Gritando por “mais quatro anos” e cartazes com dizeres como “parem o roubo”, os manifestantes esperaram a saída de Trump da Casa Branca. O comboio presidencial chegou inclusive a passar pelo grupo.
* Com informações de agências internacionais