2020-11-27T11:16:28-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
sem gás

Petrobras rejeita proposta da subsidiária da Cosan pela Gaspetro

Oferta da Compass por 51% da distribuidora de gás natural não qualifica para próxima etapa de processo de desinvestimento

27 de novembro de 2020
11:16
Imagem de gasoduto - Imagem: Shutterstock

A Cosan (CSAN3) informou nesta sexta-feira (27) que a proposta da Compass, sua subsidiária na área de distribuição e comercialização de gás natural, por 51% da participação da Petrobras (PETR4) na Gaspetro não foi qualificada para continuar na próxima etapa do processo de alienação.

“A Cosan informa, ainda, que a Compass seguirá acompanhando junto à Petrobras o processo de alienação da Gaspetro, assim como outras oportunidades no mercado de distribuição de gás natural, como parte integrante da sua estratégia de negócios”, diz trecho do comunicado.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

Este foi mais um revés nos planos da Cosan para a Compass neste ano. Em setembro, ela anunciou a suspensão da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua subsidiária da área de gás natural, citando a deterioração das condições de mercado.

O IPO era parte de uma estratégia maior da Cosan, de simplificar a sua estrutura societária, que envolve ainda a incorporação da holding Cosan Limited e Cosan Logística (RLOG3).

Saída da Petrobras

Já a venda da participação da Petrobras na Gaspetro está inserida na estratégia de se desfazer de ativos considerados não essenciais para se concentrar na área de exploração e produção, especialmente no pré-sal.

Não é a primeira vez que a estatal vende uma fatia da Gaspetro. Em 2015, ela se desfez de 49% da empresa, em uma negociação com a Mitsui Gás e Energia, subsidiária da japonesa Mitsui.

A Gaspetro tem participações em 19 distribuidoras de gás, que exploram com exclusividade os serviços locais de distribuição de gás canalizado em diversos Estados do Brasil.

Em 2019, o volume total de gás distribuído pela empresa foi de 29 milhões m/dia, atendendo cerca de 500 mil clientes, por meio de uma rede de distribuição de mais de 10 mil quilômetros de gasodutos.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin (BTC) corre atrás do prejuízo e avança mais de 4% hoje; ethereum (ETH) recupera perdas da semana

As criptomoedas correm atrás do prejuízo e tentam recuperar parte da queda brusca registradas no último sábado

CRIPTO INSTITUCIONAL

Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022

A instituição lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira

Clube do Livro

Para ter sucesso nos investimentos, é preciso fugir das armadilhas da mente – É o que mostra o livro “A arte de pensar claramente”, de Rolf Dobelli

Compreender como o nosso cérebro funciona no processo de tomada de decisões é essencial para ter mais assertividade na vida financeira e nos investimentos.

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário