Site icon Seu Dinheiro

Petrobras rejeita proposta da subsidiária da Cosan pela Gaspetro

Gasoduto: bolsas internacionais estão de olho na crise energética na Europa

Imagem de gasoduto

A Cosan (CSAN3) informou nesta sexta-feira (27) que a proposta da Compass, sua subsidiária na área de distribuição e comercialização de gás natural, por 51% da participação da Petrobras (PETR4) na Gaspetro não foi qualificada para continuar na próxima etapa do processo de alienação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A Cosan informa, ainda, que a Compass seguirá acompanhando junto à Petrobras o processo de alienação da Gaspetro, assim como outras oportunidades no mercado de distribuição de gás natural, como parte integrante da sua estratégia de negócios”, diz trecho do comunicado.

Este foi mais um revés nos planos da Cosan para a Compass neste ano. Em setembro, ela anunciou a suspensão da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua subsidiária da área de gás natural, citando a deterioração das condições de mercado.

O IPO era parte de uma estratégia maior da Cosan, de simplificar a sua estrutura societária, que envolve ainda a incorporação da holding Cosan Limited e Cosan Logística (RLOG3).

Saída da Petrobras

Já a venda da participação da Petrobras na Gaspetro está inserida na estratégia de se desfazer de ativos considerados não essenciais para se concentrar na área de exploração e produção, especialmente no pré-sal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é a primeira vez que a estatal vende uma fatia da Gaspetro. Em 2015, ela se desfez de 49% da empresa, em uma negociação com a Mitsui Gás e Energia, subsidiária da japonesa Mitsui.

A Gaspetro tem participações em 19 distribuidoras de gás, que exploram com exclusividade os serviços locais de distribuição de gás canalizado em diversos Estados do Brasil.

Em 2019, o volume total de gás distribuído pela empresa foi de 29 milhões m/dia, atendendo cerca de 500 mil clientes, por meio de uma rede de distribuição de mais de 10 mil quilômetros de gasodutos.

Exit mobile version