O Credit Suisse anunciou nesta terça-feira (23) que fechou um acordo que pode permitir a compra de até 35% do capital total do Modalmais, a plataforma digital do Banco Modal. O valor da operação não foi revelado.
Segundo a instituição suíça, a operação deve permitir a distribuição de produtos do Credit Suisse aos clientes do Modalmais. O plano é oferecer notas estruturadas, fundos, operações de crédito, oferta de ações, entre outros. O Credit Suisse tem uma opção de compra de uma participação no Modalmais.
Os dois bancos tem operações complementares. O Credit Suisse é um dos principais gestores de patrimônio do mundo, enquanto o Modalmais tem uma plataforma ágil e moderna, dizem as empresas. Na companhia brasileira, são hoje cerca de 1 milhão de clientes e R$ 10 bilhões sob custódia.
"O acordo com o Credit Suisse contribuirá para transformar a Modalmais em uma marca reconhecida internacionalmente - uma busca desde a nossa fundação", diz o co-CEO da empresa brasileira, Eduardo Centola.
O Modalmais deve continuar sendo controlado pelo fundador, Diniz Ferreira Baptista, e pelos principais executivos, incluindo os co-CEOs Eduardo Centola e Cristiano Ayres.
O anúncio deve acirrar a competição entre plataformas abertas no Brasil - hoje liderada pela XP Investimentos, mas com avanço de Genial, Guide e BTG Pactual.
Ontem, o BTG anunciou uma oferta de ações que pode movimentar R$ 2,565 bilhões. O dinheiro será usado para investir na plataforma digital, segundo a companhia.