Carne vegana de porco, carro voador, teclado invisível e um robô assistente. Essas são algumas das novidades apresentadas na CES (Consumer Electronics Show), maior evento de tecnologia do mundo, em 2020.
O evento, que acontece nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, reúne as principais empresas do setor de tecnologia. O mercado segue atento as novidades que devem surgir até sexta-feira (10), último dia da feira.
Confira alguns dos destaques da CES 2020 até agora:
Carne suína vegana
Principal concorrente da Beyond Meat - companhia cujas ações se valorizaram quase 15% no último ano -, a Impossible Foods anunciou dois produtos de carne de porco vegana.
Os produtos suínos usam a soja como ingrediente principal e uma molécula com ferro chamada “heme” - responsável por emular a aparência e sabor de carne.
A Impossible Foods planeja distribuir cerca de 25 mil amostras no evento. A companhia planeja ainda lançar uma salsicha vegana neste mês em restaurantes do Burger King, em número limitado de estabelecimentos.
Robô 'bola de tênis'
A Samsung foi outra empresa a apresentar novidades na CES 2020. A companhia anunciou o Ballie - um robô esférico cuja função é ser assistente pessoal.
No vídeo de apresentação do produto, o robô segue sua dona pela a casa e atua com diversas funções de maneira integrada a outros dispositivos do lar.
Teclado invisível
A Samsung também apresentou um teclado "invisível" - chamado de SelfieType. A ideia é que, com a tecnologia, o usuário possa digitar mensagens em qualquer superfície plana.
Mas como funciona? O SelfieType opera graças a inteligência artificial, instalada na câmera de dispositivos móveis, como smartphones, que "sente" a mão do usuário e faz uma leitura das teclas que ele deseja tocar.
A empresa também apresentou o dispositivo em vídeo oficial. Confira:
TV 'enrolável'
Ainda no CES 2020, a LG apresentou um modelo de aparelho televisivo com telas flexíveis. A TV fica encolhida, e escondida dentro de um móvel. Ao ser acionado o comando, o aparelho se desdobra para fora do objeto.
O novo modelo chega aos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2020, ao custo de US$ 60 mil.
Uber voador da Hyundai
Numa parceria com a Uber, a Hyundai deve colocar nos ares um veículo que servirá para transportar pessoas - nos Estados Unidos, em 2023.
Com motor elétrico e decolagem vertical, o carro tem capacidade para chegar 290 km/h e atingir uma altitude de 300 metros. A capacidade de transporte é de cinco pessoas, segundo a empresa.