As vendas no varejo dos Estados Unidos caíram 0,5% em fevereiro ante janeiro, segundo dados com ajustes sazonais divulgados hoje pelo Departamento do Comércio. O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam leve alta de 0,1% nas vendas.
Excluindo-se automóveis, as vendas no setor varejista americano registraram queda de 0,4% na comparação mensal de fevereiro. Também neste caso, a projeção era de alta de 0,1%.
Os dados de janeiro ante dezembro foram revisados, para altas de 0,6% tanto no caso das vendas totais quanto no das vendas sem automóveis.
Indústria surpreende
A produção industrial dos Estados Unidos subiu 0,6% em fevereiro ante janeiro, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,4%.
Já a taxa de utilização da capacidade da indústria americana aumentou de 76,8% em janeiro para 77% em fevereiro, vindo em linha com a projeção.
*Com informações do Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires