Impulsionadas pelas promoções da Black Friday, as vendas do comércio varejista cresceram 0,6% em novembro, na comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado, no entanto, é menor do que o previsto pelo mercado. A mediana do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, era de 1,2% (intervalo de queda de 0,3% a aumento de 3,0%).
O IBGE ainda informou que o comércio varejista avançou 2,9% em novembro de 2019 frente a igual mês do ano anterior, oitava taxa positiva seguida nessa comparação. Com isso, o varejo acumulou avanço de 1,7% de janeiro a novembro de 2019.
Segundo a gerente de pesquisa do IBGE, Isabella Nunes, o crescimento de 0,6% é relevante porque manteve a taxa positiva pelo sétimo mês seguido - o que fez novembro registrar o patamar mais elevado desde dezembro de 2016. "Isso mostra que o setor vem mantendo a recuperação”, disse.
Entre as oito atividades pesquisadas, quatro tiveram altas, sendo que três delas foram diretamente influenciadas pela Black Friday, segundo o IBGE.
O instituto cita os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,5%).
Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação também registraram taxa positiva em novembro (2,8%).
Confira os avanços registrados no volume de vendas no varejo:
- Novembro de 2019: 0,6%
- Média móvel trimestral: 0,5%
- Em relação a novembro de 2018: 2,9%
- Acumulado de 2019: 1,7%
- Nos últimos 12 meses: 1,6%