A União Europeia anunciou a restrição a viagens não essenciais durante 30 dias no continente, em mais uma medida para tentar combater a propagação do coronavírus.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse em vídeo publicado no Twitter que é preciso proteger as pessoas da disseminação do vírus e garantir o fluxo de produtos.
Segundo Von der Leyen, o órgão propôs "vias rápidas" para dar prioridade ao transporte de produtos essenciais, entre alimentos e produtos emergenciais.
A presidente da Comissão disse que pode haver exceções, como para moradores de longo prazo na UE, familiares de cidadãos da região e diplomatas, médicos e outros profissionais de saúde. "Para ser eficaz, as restrições devem ser adotadas também pelos países que não são membros da zona de Schengen", disse.
A propagação do novo coronavírus adicionou uma grande dose de aversão ao risco nos mercados neste início de ano. Só nesta segunda-feira, o Ibovespa desaba mais de 10%, acompanhado o movimento de queda das principais praças acionárias no mundo.