Site icon Seu Dinheiro

Trump suspende viagens da Europa para os EUA para conter coronavírus

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

Donald Trump

O presidente norte-americano, Donald Trump, em pronunciamento na noite nesta quarta-feira (11), anunciou a suspensão de todas as viagens da Europa para os Estados Unidos durante 30 dias como forma de “proteger os americanos” do coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mercados reagem com fortes perdas ao anúncio de Trump. Na Ásia, o índice Nikkei caiu 4,41%, a 18.559,63 pontos. Bolsas em todo o mundo estão numa sequência de fortes perdas frente ao avanço da doença e com a disputa de preços de petróleo.

Segundo o governo dos EUA, a suspensão passa a valer a partir de sexta-feira (13) à meia-noite, mas não tem validade para o Reino Unido, que continuará tendo voos para os Estados Unidos. As restrições também não têm validade para quem tem residência permanente em território norte-americano.

“Estamos respondendo com grande rapidez e profissionalismo [à ameaça do coronavírus]”, disse Trump.

O presidente destacou que tomou a decisão após consultar autoridades na área de saúde. Ele disse que essas medidas, “fortes, mas necessárias” foram tomadas para proteger a “saúde e o bem-estar de todos os americanos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump considerou que as medidas vão reduzir a ameaça que o coronavírus representa aos norte-americanos de “forma significativa”.

Ele comparou a decisão de suspender os voos da Europa à restrição que os Estados Unidos fizeram de voos vindos da China e do Irã quando a crise do coronavírus começou. Trump criticou a forma como a Europa agiu e disse que o continente deveria ter tomado medidas similares e, com isso, evitado o crescimento do coronavírus no mundo.

Durante o pronunciamento, de mais de nove minutos, Donald Trump também disse que a crise do coronavírus não é financeira e que vai tomar ações de emergência para ajudar os norte-americanos diagnosticados com o vírus, que estejam em quarentena ou que precisem ficar afastados para cuidar de pessoas infectadas.

O presidente também pediu que o Congresso norte-americano aprove reduções fiscais com o intuito de ajudar a combater eventuais perdas econômicas que tenham sido causadas pelo vírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com Agência Brasil

Exit mobile version