O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja declarar estado de emergência nacional nesta sexta-feira, 13, em função da epidemia do novo coronavírus, diz a Bloomberg, citando duas pessoas com conhecimento do assunto.
Trump deverá invocar o Ato Stafford, legislação utilizada em situações de risco à ordem e desastres, para permitir auxílio financeiro a estados e municípios, disseram as pessoas.
O presidente está sob pressão para oferecer uma resposta à epidemia. Recentemente, frente à proliferação de casos do país, governadores e prefeitos do país intensificaram ações para diminuir a propagação do vírus, fechando escolas e cancelando eventos públicos.
Trump concederá entrevista coletiva para anunciar as medidas às 15:00 na hora local — 16:00 no horário de Brasília.
Senadores democratas alertaram Trump a invocar o ato e outras declarações de desastre que liberariam mais de US$ 42 bilhões em financiamento para estados. Os recursos são provenientes de um fundo de alívio a desastres.
Uma situação de estado de emergência também permitiria um estado a solicitar que o governo federal arcasse com 75% dos custos que incluem trabalhadores de emergência, testes e suprimentos médicos, vacinas e segurança para instalações.
Os Estados Unidos possuem 1.268 casos do novo coronavírus confirmados e 33 mortes.