O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 13, estado de emergência nacional. A medida é uma reação à pandemia do novo coronavírus.
"Esta ação vai dar acesso a até US$ 50 bilhões para estados, localidades e territórios contra esta doença", disse Trump a jornalistas na Casa Branca.
A notícia foi antecipada pela Bloomberg. Mais cedo, a agência informou que Trump invocaria uma legislação utilizada em situações de risco à ordem e desastres para permitir auxílio financeiro a estados e municípios.
O presidente estava enfrentando pressão para oferecer uma resposta à epidemia. Recentemente, frente à proliferação de casos do país, governadores e prefeitos do país intensificaram ações para diminuir a propagação do vírus, fechando escolas e cancelando eventos públicos.
Trump anunciou também que o governo firmou uma parceria com o setor privado para aumentar o número de testes disponíveis ao público para a doença. Os Estados Unidos possuem 1.268 casos no país, com 33 mortes, segundo o Centro para Sistemas Científicos e de Engenharia da Universidade Johns Hopkins. Trump disse, no entanto, que o país está avançando no combate ao vírus.
"Fizemos um progresso tremendo", afirmou. "A designação da Europa como hotspot e o fechamento de fronteiras ajudou o progresso do país." Na quarta-feira, 11, os Estados Unidos suspenderam as viagens da Europa para o país pelo período de 30 dias.
O presidente também afirmou que as medidas são apenas "o começo" da luta contra o Covid-19.