A icônica montadora japonesa de automóveis, Toyota, anunciou, na última semana, o investimento de US$ 394 milhões na startup de táxi aéreo elétrico, Joby Aviation. A companhia está em fase de desenvolvimento experimental de uma aeronave elétrica pilotada de aterrissagem e decolagem verticais (eVTOL, na sigla em inglês) sustentável. As informações são da Forbes.
Parecida a um drone, a aeronave tem capacidade para quatro passageiros mais o piloto, possui seis hélices, um alcance de 150 milhas (aproximadamente 240 km) e pode voar até 200 milhas por hora (cerca de 320 km/h).
A ideia é que o financiamento recebido da Toyota, agora ajude a startup a resolver os seus problemas de fabricação em larga escala. A montadora vai compartilhar a sua experiência em manufatura, qualidade e controle de custos.
“Ao assumirmos o desafio do transporte aéreo em conjunto com a Joby, inovadora no espaço emergente eVTOL, aproveitamos o potencial para revolucionar o transporte e a vida futuros. Com esse novo e empolgante empreendimento, esperamos oferecer liberdade de movimento e diversão aos clientes em qualquer lugar, seja na terra e ou até mesmo no céu ", disse o presidente e CEO da Toyota, Akio Toyoda, em comunicado.
Além de o investimento da japonesa, a startup recebeu mais US$ 196 milhões na rodada de investimentos. Entre os outros investidores estão nomes como Sparx Group, Inter Capital, Capricorn Investment Group etc. O objetivo da companhia é implantar serviços de transporte aéreo rápidos, silenciosos e acessíveis.
Saiba quem é a Joby Aviation
A startup foi criada em 2009 com a ideia de construir um novo sistema de transportes de mobilidade urbana "on demand" para transformar a vida diária, com um custo semelhante ao do modelo tradicional que temos hoje.
Além do investimento que recebeu da Toyota, a Joby Aviation anunciou, em dezembro do ano passado, uma parceria com a Uber para lançar táxis voadores até 2023.