O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (22), em coletiva de imprensa, que vai aumentar as restrições durante o Natal e o Ano Novo, voltando para a fase vermelha do Plano São Paulo temporariamente.
A medida vale para os dias 25, 26 e 27 de dezembro, além de 1, 2 e 3 de janeiro. Com isso, apenas serviços essenciais, como padarias, supermercados e farmácias, deverão funcionar. Bares e restaurantes ficarão fechados no período.
Em todo o Estado, a mudança só não será temporária para Presidente Prudente. A região permanecerá na fase vermelha, a mais restritiva, até a próxima reclassificação.
Segundo o governo, em janeiro nenhuma região vai para fase verde, a menos restritiva. Hoje, todas as regiões estão na fase amarela.
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que a população teve a falsa impressão de que a fase verde do Plano São Paulo significativa mais liberdade. "Muitos esqueceram das restrições", comentou.
O coordenador executivo do centro de contingência de covid-19, João Gabbardo, disse que o plano é dar uma sinalização para a população. "Vamos com isso observar para ver o que faremos em janeiro".
Assim como a maioria dos estados, São Paulo registra um aumento no número de casos e mortes por covid-19 nas últimas quatro semanas. Segundo dados do governo estadual, os óbitos pela doença aumentaram em 34% e o número de casos avançou 54%.