Site icon Seu Dinheiro

Presidente da Caixa diz sentir retomada no setor imobiliário

Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal

Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa Econômica Federal

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta quinta-feira, 2, que já há uma percepção de retomada no setor imobiliário no mês de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Estamos otimistas com os próximos meses em termos de economia", afirmou, durante coletiva virtual de imprensa.

A Caixa anunciou nesta quinta medidas para o setor imobiliário, tanto para pessoas físicas quanto para construtoras.

"Fizemos R$ 11,1 bilhões em contratações em junho de crédito imobiliário", disse Guimarães, durante sua apresentação.

Ele reconheceu, porém, que o mês de abril - quando houve acirramento da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus - foi de dificuldades para o setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Registro eletrônico

O vice-presidente de Habitação da Caixa E, Jair Mahl, afirmou que, a partir de segunda-feira, 6, o banco passará a fazer registros eletrônicos para contratos de financiamento habitacional. A medida busca reduzir a burocracia. "Haverá redução do tempo de registro no cartório do contrato habitacional de 45 para 5 dias", disse Mahl.

Conforme a Caixa, "o registro eletrônico de escrituras para contratos pessoa física de empreendimentos financiados na Caixa será realizado de forma eletrônica com troca de arquivos de dados estruturados entre o banco e o respectivo Cartório de Registro de Imóveis".

Neste primeiro momento, o registro eletrônico estará disponível em 14 Estados, mas a ideia é expandir para as demais unidades da Federação.

Antes do registro eletrônico, o contrato físico precisava ser recebido pelo cartório, o que tornava a operação de crédito mais demorada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jair Mahl e o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, participaram nesta quinta de coletiva de imprensa sobre medidas da Caixa para o setor imobiliário.

Exit mobile version