O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 12,6% no terceiro trimestre de 2020 ante o segundo, de acordo com a segunda estimativa do indicador, divulgada nesta sexta-feira (13), pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.
O resultado ficou abaixo da leitura inicial e da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de avanço de 12,7% em ambos os casos.
Na comparação anual, o PIB do bloco sofreu contração de 4,4% entre julho e setembro, um pouco maior do que a queda estimada originalmente, de 4,3%.
No segundo trimestre, o PIB da zona do euro teve retração de 11,8% ante os três meses anteriores, diante dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.
Exportações
A agência de estatísticas da UE divulgou ainda que as exportações da zona do euro subiram 4,1% em setembro, na comparação com agosto, enquanto as importações cresceram 2,7%.
Os resultados marcaram o quinto mês de avanço do comércio externo do bloco do euro, após as quedas históricas causadas pela pandemia do novo coronavírus.
* Com informações da Estadão Conteúdo