O diretor geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom, declarou nesta quarta-feira (11) que a organização elevou o estado da contaminação pelo novo coronavírus como pandemia.
O anúncio tem impacto nas bolsas globais, que precificam uma desaceleração econômica causada pelo coronavírus. Por volta de 14h10, o Ibovespa caía 7,07%, aos 85.697,91 pontos, em linha com os Estados Unidos: Dow Jones (-5,11%), o S&P 500 (-4,53%) e o Nasdaq (-4,33%) têm quedas firmes. Acompanhe nossa cobertura de mercados.
A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado. "A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]", afirmou Adhanom no painel que trata das atualizações diárias sobre a doença.
No Brasil
Na Câmara dos Deputados o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a declaração de pandemia não muda as medidas no Brasil. O país continua com o monitoramento das áreas atingidas e com as iniciativas e protocolos já anunciados.
Hoje, o titular da pasta vai participar de comissão geral na casa, onde irá apresentar a deputados informações sobre as ações do governo acerca do problema.
*Com Agência Brasil