“Eu voltei... agora pra ficar?” O governo brasileiro vai aproveitar o verdadeiro tsunami de liquidez que se formou nos mercados internacionais para captar recursos com a emissão de títulos de dívida (bônus) em dólares.
O Tesouro Nacional concedeu mandato para a emissão de dois novos papéis. O primeiro com vencimento em cinco anos, o Global 2025, e o outro de dez anos (Global 2030).
“O objetivo da operação é dar continuidade à estratégia do Tesouro Nacional de promover a liquidez da curva de juros soberana em dólar no mercado externo”, informou o Tesouro, em nota.
A emissão de títulos soberanos também é importante porque costuma abrir caminho para que as empresas brasileiras sigam a mesma trilha. A última captação de recursos do governo em dólares lá fora havia sido no fim do ano passado.
A operação será liderada pelos bancos Bank of America, Deutsche Bank, Itau BBA e JP Morgan. Os títulos serão emitidos no mercado global e o resultado da operação, incluindo o volume as taxas de juros que o governo vai pagar, será divulgado ao final do dia de hoje.
A notícia sobre a captação do Tesouro ajuda a afundar ainda mais as cotações do dólar na manhã desta quarta-feira. Por volta das 10h20, a moeda norte-americana era cotada a R$ 5,0696 (-2,65%).