Site icon Seu Dinheiro

China cresceu mais de 6% em 2019, diz integrante do governo

Bam China

O Produto Interno Bruto (PIB) da China teve expansão de mais de 6% em 2019, disse o vice-primeiro-ministro chinês Liu He. A afirmação é feita porque desemprego, preços e pagamentos internacionais ficaram dentro de faixas razoáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os últimos dados de janeiro também estão melhores do que as expectativas oficiais, disse Liu, sem fornecer detalhes."Mantemos nosso otimismo sobre as operações econômicas da China neste ano e temos ainda mais confiança em relação ao desenvolvimento do país no longo prazo", disse Liu, de acordo com a mídia estatal.

A China vai divulgar o PIB de 2019, além dos últimos números de produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos, às 23h desta quinta-feira (16).

Os últimos dados do país são de empréstimos e preços de moradia.

Os bancos chineses liberaram 1,14 trilhão de yuans (US$ 165,5 bilhões) em novos empréstimos em dezembro, segundo dados publicados hoje pelo Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O montante é inferior ao total de 1,39 trilhão de yuans registrado em novembro, mas superou a previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 1,1 trilhão de yuans em novos empréstimos.

O financiamento social total, uma medida mais ampla do crédito na economia chinesa, aumentou ligeiramente entre novembro e dezembro, de 1,99 trilhão de yuans para 2,1 trilhões de yuans.

Já a base monetária da China (M2) teve acréscimo anual de 8,7% em dezembro, maior do que o ganho de 8,2% verificado em novembro. A previsão de economistas era de avanço de 8,3% no último mês.

Já o preço médio de novas moradias nas 70 maiores cidades da China subiu 6,8% na comparação anual de dezembro, segundo cálculos do The Wall Street Journal baseados em dados do Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, pela sigla em inglês) do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado mostra desaceleração ante o aumento anual de 7,3% registrado em novembro.

Em relação ao mês anterior, os preços de novas moradias chinesas mostraram alta média de 0,4% em dezembro. Em novembro, o ganho mensal havia sido de 0,3%. Fonte: Dow Jones Newswires.

*Com Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires

Exit mobile version