Site icon Seu Dinheiro

Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus

Coronavírus

O Ministério da Saúde confirmou, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 26, o primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. O paciente possui 61 anos, é de São Paulo e havia viajado à Itália a trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Hospital Israelita Albert Einstein tinha registrado no Ministério da Saúde a notificação de caso inicialmente suspeito. De acordo com o ministério, no atendimento ao caso, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.

O paciente com suspeita da doença esteve na região da Lombardia, no Norte da Itália, a trabalho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele desembarcou na última sexta-feira (21), em São Paulo, com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de doença Covid-19. “O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, disse ainda a nota divulgada pelo ministério. Na coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que paciente diagnosticado com o vírus também havia realizado conexão em Paris.

Logo após o exame inicial, o ministério já estava em alerta para o caso, ainda que esperasse a contraprova, disse Mandetta. Ele também mencionou que será acompanhado de perto pelo ministério o comportamento do vírus em ambiente tropical. Foi o primeiro caso de coronavírus confirmado na América Latina.

Exit mobile version