O que há algum tempo era novo, jovem, hoje é antigo na bolsa, diria o analista Belchior. Depois de mais uma alta expressiva nesta terça-feira, o Ibovespa já acumula uma valorização de quase 12% neste mês de novembro.
Ao contrário do que aconteceu ao longo da crise do coronavírus, a valorização desta vez é puxada pelas “velhas” ações da B3, como Petrobras e bancos. Enquanto isso, os papéis ligados ao setor de tecnologia, os grandes vencedores da pandemia, ficaram para trás no rali recente.
O Magazine Luiza talvez seja a empresa que melhor representa esse momento do mercado. A varejista apresentou ontem à noite mais um grande resultado e bateu as estimativas dos analistas. Ainda assim, as ações amargaram uma forte queda hoje.
Mas como o Ibovespa ainda possui uma concentração grande na bolsa “antiga”, o saldo entre o “choque de gerações” acaba sendo positivo.
O fenômeno da “velha bolsa colorida” é ainda mais nítido lá fora. Dos três principais índices acionários de Nova York, só o tradicional Dow Jones fechou em alta nesta terça-feira.
É claro que uma nova mudança, em breve, pode acontecer. Afinal, estamos no território da renda variável. Confira com o Felipe Saturnino tudo o que movimentou o pregão de hoje.
ECONOMIA
• Enfim, a convocação que todos esperavam. Não estou falando do elenco para a próxima Copa do Mundo, mas das quatro estatais que o ministro Paulo Guedes quer privatizar em 2021. Você confere as escolhidas nesta matéria.
MERCADOS
• A bolsa pode subir mais após o rali recente? Para a Verde Asset, uma das mais reconhecidas gestoras de fundos do mercado brasileiro, a resposta é sim. Confira o que pensa a empresa de Luis Stuhlberger.
• O mês de outubro pode não ter sido o melhor para a bolsa, mas isso não impediu as empresas de abrirem o capital na B3. O volume de IPOs no mês passado foi o maior do ano, de acordo com dados da Anbima. Confira os números.
EMPRESAS
•A Comissão Europeia decidiu fazer uma acusação formal contra a Amazon por supostas práticas para prejudicar a concorrência. Para o órgão, a gigante usa dados sigilosos de varejistas que vendem produtos em sua plataforma em benefício próprio.
• A Vale caminha para se tornar uma empresa sem dono, com a extinção formal do bloco de controle. O primeiro passo para tornar o capital da empresa pulverizado deve acontecer no ano que vem. Veja o que isso significa para a mineradora.
COLUNISTAS
• Do Alibaba ao TikTok, quem tem medo das gigantes de tecnologia asiáticas? O episódio mais recente do podcast Tela Azul fala sobre o sucesso das empresas e os desafios delas daqui para frente.
• A Empiricus acaba de lançar em parceria com a Estácio um MBA em finanças e análise de ações. Na coluna de hoje, o Felipe Miranda listou 10 razões para você fazer o curso.