A Arezzo, rede de lojas de calçados femininos presente em boa parte dos shoppings brasileiros, abriu o capital na bolsa em 2011.
Se você buscar no Google, provavelmente vai encontrar a matéria que eu escrevi na época sobre o IPO da empresa. Eu inclusive estive na sede da antiga BM&FBovespa (atual B3) na manhã do toque da campainha que marcou a estreia das ações.
O IPO da Arezzo contou com uma demanda enorme do mercado. Diz a lenda que, durante as apresentações aos investidores, os estrangeiros quase caíram da cadeira quando viram os números sobre o consumo de sapatos pelas brasileiras.
Fundada há quase cinco décadas, a Arezzo se especializou em saber o que as mulheres de diferentes gerações desejam usar nos pés. Mas o curioso é que a empresa controlada pela família Birman começou como uma pequena fábrica de sapatos masculinos.
Nesta sexta-feira, a companhia anunciou o que talvez seja o maior passo — sem trocadilho — desde o IPO, com a aquisição da marca Reserva, por R$ 715 milhões. Com o negócio, a Arezzo passa a atuar também no segmento de vestuário masculino, feminino e infantil.
O mercado reagiu com euforia ao negócio, e as ações da empresa fecharam em alta de 16% no pregão desta sexta-feira. Conheça os detalhes da transação na matéria do Ivan Ryngelblum.
MERCADOS
• A bolsa não conseguiu manter o embalo dos pregões e fechou em queda nesta sexta-feira. A novela sem fim sobre a aprovação do pacote de estímulos nos Estados Unidos e a alta da inflação por aqui pesaram no humor dos investidores, como mostra o Felipe Saturnino.
• Apesar da queda de hoje, o Ibovespa voltou a ficar acima dos 100 mil pontos. Mas será que agora é para ficar? A Julia Wiltgen e eu falamos sobre o momento da bolsa (e canções de Roberto Carlos) no nosso podcast. Você pode assistir no Youtube ou ouvir no Spotify.
• Pelo terceiro mês seguido os resgates superaram as emissões no Tesouro Direto. O saldo entre as compras e vendas de títulos públicos ficou negativo em R$ 168 milhões em setembro. Confira os dados completos.
EMPRESAS
• Com que BDR eu vou? Hoje foi a vez dos analistas do Banco Inter elegerem as 10 melhores empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira para você investir. Confira a seleção.
• Insaciável. A Aegea venceu mais um leilão de saneamento, dessa vez no Mato Grosso do Sul. É a terceira concessão que a companhia leva desde a aprovação do novo marco regulatório do setor. Saiba como foi o leilão.
ECONOMIA
• Quem bate à porta? É a inflação. O IPCA-15, prévia do índice usado como referência do regime de metas pelo Banco Central, avançou 0,94% em outubro, maior alta para um mês desde 1995.Veja quais foram os itens que mais pressionaram os preços.
• Os reflexos da pandemia também são sentidos no desemprego, que cresceu entre agosto e setembro e atingiu 14%, de acordo com o IBGE. O número de pessoas ocupadas até aumentou, mas segue abaixo dos níveis de maio.
COLUNISTAS
• Quem nos acompanha aqui no Seu Dinheiro sabe que defendemos a bolsa como um investimento de longo prazo. Mas como combinar o discurso com aquela dor no estômago toda vez que as ações caem? A Ana Westphalen diz o que fazer na coluna de hoje.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.