Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2020-04-09T19:13:21-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

Sobe no tuíte, cai no (quase) fato

9 de abril de 2020
19:12 - atualizado às 19:13
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Você já deve ter ouvido alguma vez a expressão “sobe no boato, cai no fato”. Alguém se lembra dela toda vez que a bolsa sobe diante de algum rumor e cai logo depois da confirmação.

Isso acontece porque o tal mercado sempre tenta se antecipar aos acontecimentos. Quando eles se materializam, os preços em geral já refletem a nova realidade.

Desde a semana passada, os investidores passaram a enxergar uma luz efêmera no meio do longo e escuro túnel que atravessamos com a crise do coronavírus.

Mas não foi nenhum boato que levou a bolsa a subir por quase quatro pregões consecutivos, e sim uma publicação no Twitter do presidente dos Estados Unidos.

Donald Trump vazou na rede social a informação de que a Arábia Saudita e Rússia estavam perto de um acordo para cortar a produção de petróleo.

Como você sabe, a guerra de preços entre os dois países em plena pandemia do coronavírus derrubou as cotações da commodity e transformou o pânico nos mercados em total desespero.

Pois a Opep, o cartel dos países produtores, acabou se reunindo nesta sexta-feira, uma semana depois do tuíte de Trump. E as informações preliminares são de que eles chegaram a um acordo para cortar a produção em 10 milhões de barris por dia.

Adivinha o que aconteceu? O Ibovespa, que estava em alta e chegou a ficar acima dos 80 mil pontos, virou e fechou a quinta-feira em queda de 1,20%. O dólar também deixou as mínimas do dia e acabou cotado a R$ 5,094.

Mas o petróleo não foi o único fator que movimentou os mercados ao longo desta semana. Vale a pena conferir todos os fatos e versões que mexeram com as ações e com o câmbio na cobertura do Victor Aguiar.

Mais gente na rua

Enquanto a população fica em casa para evitar uma disseminação ainda maior do coronavírus, mais gente vai para o “olho da rua” nos Estados Unidos. Termômetro para medir a amplitude da crise, o número de novos pedidos de seguro-desemprego no país atingiu 6,6 milhões na semana passada. Embora levemente abaixo do recorde do período imediatamente anterior, o dado veio bem acima das expectativas do mercado.

Quero ver você no chão

Vem mais corte da Selic aí, se depender dos economistas do Goldman Sachs. O banco americano aposta em mais um corte de 0,75 ponto da taxa de juros, para 3%, em um cenário de inflação bem comportada e, claro, abalado pelo novo coronavírus. Mas uma outra aposta chama atenção: a de que haverá um juro real negativo no país e na América Latina neste ano. O Kaype Abreu conta mais.

Dragão sem fogo

Se o coronavírus assusta, pelo menos o dragão da inflação parece bem domado. O IPCA desacelerou de 0,25% para 0,07% no mês de março, segundo o IBGE. O resultado é o menor para o mês de março desde o início do Plano Real. O destaque foi a queda nos preços de produtos relacionados ao grupo de transportes — como passagens aéreas. O efeito coronavírus, no entanto, não foi necessariamente a causa da queda.

Quer pagar quando?

Adicione aí mais uma medida anunciada em meio à crise do coronavírus. A Caixa Econômica Federal vai possibilitar financiamentos imobiliários com o período de carência de seis meses. O que isso quer dizer? Que a pessoa que tomar o crédito para a compra da casa própria no banco só vai precisar pagar as prestações da dívida no sétimo mês do contrato. Confira os detalhes da linha, que estará disponível a partir de segunda-feira.

Presente de Páscoa?

Por muito pouco a bolsa não conseguiu fechar em alta em todos os pregões desta semana mais curta. Na edição do podcast Touros e Ursos desta semana, o Victor Aguiar e eu falamos sobre os fatores que levaram à melhora nos mercados nos dias que antecedem a Páscoa. A quase demissão do ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta e a pauta-bomba na Câmara dos Deputados em plena crise também estão na pauta do programa. Então aperte o play e solte o som!

Uma ótima noite para você.
Aquele abraço!

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Comandante do navio

Em meio à crise econômica, Bolsonaro se isenta de culpa pela situação do país: ‘se é assim, ache um cara melhor’

Como de costume, o presidente voltou a jogar a culpa da crise nas medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos para conter o novo coronavírus

Quem não tem teto de vidro...

Governo cancela lançamento do Auxílio Brasil; veja por que o programa social fez a bolsa despencar e o dólar disparar hoje

Ainda não há uma nova data para o lançamento do programa, que levou o Ibovespa as mínimas antes do sinal vermelho para o anúncio

Juntando forças

Saiba mais sobre a Novi, carteira de criptomoedas criada pela parceria entre Facebook e Coinbase

Essa wallet ainda está em uma versão piloto, mas já está disponível para download e algumas pessoas estranharam a ausência da criptomoeda Diem

Desanimou

Prévias operacionais fracas derrubam ações da MRV; veja 3 motivos para a decepção dos investidores

Inflação dos custos de construção se refletiram em aumentos nos preços dos imóveis, impactando negativamente as operações da companhia no terceiro trimestre

GUERRA DAS MAQUININHAS NA BOLSA

Por que a Cielo (CIEL3) cai forte enquanto a Getnet (GETT11) engata mais um dia de alta expressiva no Ibovespa?

Enquanto o principal índice da bolsa cai mais de 2%, as units da Getnet avançam 23,45%, aos R$ 9,53, mesmo após terem subido mais de 65% na sessão de ontem.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies