O melhor do Seu Dinheiro
Marina Gazzoni
É CEO do Seu Dinheiro
2020-03-20T09:19:35-03:00
Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

19 notícias para você começar o dia bem informado

20 de março de 2020
9:16 - atualizado às 9:19
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A edição de hoje desta newsletter está recheada de insights para ajudar o investidor a tomar decisões em meio à crise. A emoção, nesta hora, só atrapalha. Eu sugiro fortemente que você leia com calma e faça uma reflexão.

Na Lupa dos Fundos, o Vinícius Pinheiro mostra com um fundo que investe a partir de modelos matemáticos conseguiu lucrar nas principais crises desde 2008. 

Já o colunista Ruy Hungria conta como investidores “inativos”, ou seja, que raramente mexem nos seus investimentos, se saíram diante das crises.

E a Julia Wiltgen ouviu uma série de especialistas para montar uma cartilha de instruções para o investidor brasileiro sobre o que fazer (ou não fazer) com a sua carteira diante da virada do cenário econômico.

O que você precisa saber:

O Ibovespa subiu 2,15% ontem, a 68.331,80 pontos, e o dólar à vista registrou baixa de 1,80%, a R$ 5,1023.

O que mexe com os mercados hoje? A rodada mais intensa de atuação de governos e BCs trouxe mais confiança ao investidor, que aos poucos parece mais disposto ao risco. Ontem o dia foi de recuperação nos mercados globais. A sessão na Ásia fechou em alta durante a madrugada. Nesta manhã, os índices futuros em Wall Street operam no azul, com ganhos de quase 4%, embalando uma abertura dos negócios positiva na Europa.

SEU DINHEIRO PREMIUM
• Conheça o fundo que lucrou nas principais crises desde 2008, usando uma estratégia baseada em algoritmos e modelos matemáticos. O conteúdo faz parte do Seu Dinheiro Premium, cujo acesso você pode liberar aqui.

INVESTIMENTOS

 O que fazer com seus investimentos diante da mudança de cenário provocada pelo coronavírus? A Julia Wiltgen conversou com especialistas em gestão de recursos e traz as instruções de como rebalancear sua carteira nesta reportagem

 O colunista Ruy Hungria compara a tomada de decisões dos investidores neste momento à de um goleiro na hora do pênalti. Os movimentos drásticos são o melhor a fazer sob pressão? O que acontece com quem não faz nada? Veja a análise do Ruy.

CONTEÚDO PATROCINADO
• Crise ou oportunidade? Alguns defendem que esta é uma grande oportunidade de comprar ações a preços baratos. Entenda aqui por que o momento é único e requer cuidado na alocação dos seus investimentos

ECONOMIA 

 O governo federal anunciou a restrição aos acessos ao território brasileiro por terra e ar. A partir de segunda-feira, fica proibido, com algumas exceções, o desembarque de estrangeiros de países da União Europeia e China, entre outros.

O governo deve cortar para perto de zero a previsão de alta do PIB de 2020 em anúncio hoje, segundo o Estadão. A projeção atual é de crescimento de 2,1% da economia. 

 O governo vai pagar uma parcela do seguro-desemprego a trabalhadores que tiverem o salário e a jornada reduzidos pelos empregadores. A medida vai custar R$ 10 bilhões e será bancada com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

 Os trabalhadores afetados pelo novo coronavírus terão os primeiros 15 dias de auxílio-doença bancados pelo governo, segundo o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco. Mas ainda não há estimativas de custo aos cofres públicos. 

 O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, suspendeu a chegada de passageiros de ônibus, avião e de cruzeiros vindos de outros estados. As medidas precisam também do aval da Anac e da ANTT. 

 Os comentários do deputado Eduardo Bolsonaro nas redes sociais provocaram uma crise diplomática com a China. O filho do presidente culpou o governo de Xi Jinping pela pandemia do coronavírus e a embaixada da China exige um pedido de desculpa ao povo chinês por “provocação flagrante”.

O presidente Jair Bolsonaro foi alvo de panelaços pelo terceiro dia consecutivo. Protestos foram registrados em ao menos quatro cidades.

A Argentina tem quarentena obrigatória a partir de hoje. O BC do país também anunciou uma série de medidas para tentar conter o impacto econômico gerado no setor produtivo. 

EMPRESAS

• Muitas empresas divulgaram ontem medidas de ajustes diante do coronavírus, como fechamento de lojas e até redução de salários.

IMPOSTO DE RENDA 

Veja como declarar empréstimos e financiamentos no Imposto de Renda 2020.

 O Guia Definitivo do Imposto de Renda: aqui está o conteúdo mais completo para te ajudar a fazer a declaração.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

NOVATA NA FINAL

Não estranhe: patrocinadora da final entre Palmeiras e Flamengo é a nova corretora de criptomoedas do Brasil; conheça Crypto.bom

A exchange resolveu investir no segmento de esportes e patrocina Fórmula 1, NBA e até o campeonato europeu

Raio-X

Análise: Por que a alta da inflação pode ameaçar o pacote de infraestrutura de Joe Biden?

O presidente americano tem ambiciosos planos pela frente, mas a alta da inflação e gargalos estruturais da economia podem alterar o rumo

A SEMANA EM GRÁFICOS

Covid-19 pressiona aéreas, turismo, Ibovespa e bitcoin, mas inflação avança no mundo: entenda a última semana com estes gráficos

As companhias aéreas sofreram perdas significativas na bolsa esta semana e nem o bitcoin (BTC) conseguiu se salvar

O MELHOR DA SEMANA

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

PAPO CRIPTO #007

Tecnologia que criou o bitcoin (BTC) pode reduzir custo de captação de recursos em quase 70%, diz chefe de ativos digitais do BTG

“Empresas pequenas e médias têm menor possibilidade de acesso ao mercado de capitais, muito por causa dos custos envolvidos”, comenta