Menu
Marina Gazzoni
O melhor do Seu Dinheiro
Marina Gazzoni
É CEO do Seu Dinheiro
2020-12-08T09:54:45-03:00
Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

9 notícias para começar o dia bem informado

8 de dezembro de 2020
9:54
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

É esperado que os novos ventos da economia levem o capital estrangeiro para novos destinos. Ontem mesmo trouxemos aqui no Seu Dinheiro a opinião de um gestor de fundos europeu sobre a atratividade dos países emergentes. 

Essa migração de capital dos Estados Unidos para outras economias globais pode estimular um novo ciclo de commodities minerais e agrícolas. E, meu amigo, quando isso acontece, as economias dos países emergentes costumam se dar bem.

Como esquecer o último superciclo das commodities, de 2002 a 2011? Há quem diga que o ex-presidente Lula foi um grande “sortudo” de governar o país com ventos tão favoráveis para a economia brasileira.

Os mercados, claro, costumam surfar nessa onda. Em sua coluna de hoje no Seu Dinheiro, o Matheus Spiess fala sobre as perspectivas para a bolsa em 2021. Recomendo fortemente a leitura!

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

O Ibovespa fechou ontem em baixa de 0,14%, aos 113.589,77 pontos, primeira queda em cinco sessões, após a notícia de que a minuta do projeto substitutivo da PEC Emergencial traz um dispositivo que possibilita ao governo driblar o teto de gastos. O dólar terminou com desvalorização de 0,1%, aos R$ 5,12, menor valor desde 12 de junho.

O que mexe com os mercados hoje? No Brasil, a preocupação com o teto de gastos deve continuar guiando os negócios, em dia da divulgação da inflação de novembro, outro tema sensível aos investidores. Lá fora, a cautela predomina, com o avanço do coronavírus e novas medidas de isolamento social pesando nos principais centros econômicos. As bolsas asiáticas fecharam em queda durante a madrugada. Os índices futuros em Wall Street e as bolsas europeias estão no vermelho. 

 O ex-presidente do Banco Central e sócio-fundador da Gávea Investimentos, Armínio Fraga, disse ontem que o clima na bolsa é "quente até demais" e que já vale a pena ter em mente “um pouco de diversificação e cautela”.

EMPRESAS

 Depois do aumento de casos de empregados contaminados por covid-19 em suas plataformas, a Petrobras decidiu aumentar os cuidados nas unidades, voltando a reduzir ao mínimo o número de trabalhadores embarcados. 

 A Azul continuou vendo uma melhora sequencial do tráfego de passageiros em novembro, registrando uma recuperação de 85% da demanda por voos domésticos.

 Na reta final do ano, mais empresas trazem novidades sobre o pagamento de juros de capital próprio. A Itaúsa fará uma distribuição até 30 de abril de 2021. Já o Banrisul anunciou a retomada dos pagamentos que foram suspensos em junho.

ECONOMIA

O líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR), disse ontem que as privatizações "serão pauta prioritária a partir de fevereiro". Sobre a PEC Emergencial, ele afirmou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, reservou o dia 10 de dezembro para votá-la, caso haja um consenso em torno do relatório.

 Nas últimas 24 horas foram registradas 376 mortes e 20.371 novos diagnósticos positivos de covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Pandemia

Governo proíbe entrada de estrangeiros em voos provenientes da Índia

Restrição vale também para Reino Unido, Irlanda do Norte e África do Sul

Imposto de renda

Cerca de 12 milhões de pessoas ainda não enviaram declaração

Balanço foi divulgado pela Receita Federal na sexta-feira; prazo termina em 31 de maio

COLUNA DO JOJO

Como Jojo Wachsmann investiria o prêmio de R$ 1,5 milhão de Juliette, campeã do BBB21

CIO da Vitreo conta como alocaria uma carteira diversificada, segura e rentável com o prêmio do maior reality show do Brasil

Vai e vém

Demanda por crédito no Brasil cai 11% em abril, mas sobe 231% em 12 meses

Oscilação do índice medido pela Neurotech é atribuída a sazonalidade

Rapidinhas da semana

BLINK: Magalu ou ViaVarejo? Quem mandou melhor no 1º trimestre?

Felipe Miranda, sócio-fundador e CIO da Empiricus, fala sobre Magalu, ViaVarejo e muito mais no Blink

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies